terça-feira, 11 de agosto de 2009

N A S C A R: Stewart conquista sua quinta vitória em Watkins Glen

Tony Stewart praticamente garantiu presença no Chase da NASCAR Sprint Cup com sua terceira vitória da temporada e a quinta de sua carreira em Watkins Glen. Ele confirmou suas ambições de título com uma pilotagem perfeita, após sair de sua pior posição no grid em dez largadas no circuito misto.

Depois do segundo adiamento consecutivo por causa da chuva, Stewart chegou à frente fazendo uso de sua velocidade e da estratégia correta para tomar a liderança de Kyle Busch a 24 voltas do final, passando por fora na curva 1 na penúltima relargada.

Depois disso, ele começou a abrir vantagem, enquanto Busch parecia enfrentar dificuldades com o equilíbrio de seu carro, mas restando ainda 19 voltas das 90 programadas, a última bandeira amarela surgiu e proporcionou outra chance para os rivais de Stewart. Naquele momento, o australiano Marcos Ambrose havia subido para segundo, enquanto Busch caíra para quarto.

Quase todos os pilotos da frente estavam no limite de sua autonomia de combustível nas voltas finais, mas a quinta bandeira amarela do dia permitiu que eles extendessem seu trecho até a bandeira quadriculada, eliminando os cálculos de combustível da equação.

Stewart escolheu a linha interna na última relargada, e conseguiu ficar à frente quando a bandeira verde foi agitada. Ambrose tentou manter a pressão e conseguiu isso por alguns momentos, mas seus pneus tinham 14 voltas a mais de uso do que os de Stewart, já que o campeão anterior da V8 Supercar havia apenas reabastecido em sua parada final quando vinha em uma sequência diferente.

No final, Stewart conquistou sua sétima vitória em circuito misto na NASCAR, que o colocou no topo da lista de triunfos em Watkins Glen. Ambrose quase completou um fim de semana perfeito em Glen, após vencer na Nationwide Series no sábado. Ele liderou a prova por nove voltas, mas teve uma estratégia bastante diferente da de Stewart e da maior parte dos primeiros colocados.

Em seu pit-stop final, ele ganhou 16 posições ao fazer apenas o reabastecimento - porém, essa decisão provavelmente lhe custou alguma velocidade no final, pois a temperatura subiu na segunda-feira em relação à sexta e ao sábado, tornando os pneus mais importantes do que ele provavelmente previa. Entretanto, o australiano ainda obteve o melhor resultado de sua carreira na Sprint Cup.

Carl Edwards fez provavelmente sua melhor corrida em circuito misto para terminar em terceiro, tendo largado em 33º. Ele foi um dos que adiou ao máximo sua última parada a fim de ganhar posições na pista para a porção final da prova. Na verdade, Edwards ficou sem combustível na última volta, mas ainda teve o suficiente para terminar à frente de Kyle Busch, de seu companheiro Greg Biffle e de Juan Pablo Montoya.

A etapa foi marcada por um violento acidente ocasionado pelo toque entre Kasey Kahne e Sam Hornish Jr. na saída da curva 9 na volta 62. O piloto da Penske foi empurrado contra a barreira de pneus quando Kahne perdeu a traseira, voltou para o meio da pista e foi atingido em cheio por Jeff Gordon e Jeff Burton. Todos saíram ilesos da batida, que causou uma bandeira vermelha de 20 minutos enquanto os fiscais trabalhavam para limpar os destroços do asfalto.


Classificação da prova:

1. Tony Stewart - Chevrolet, 90 voltas
2. Marcos Ambrose - Toyota, 90
3. Carl Edwards - Ford, 90
4. Kyle Busch - Toyota, 90
5. Greg Biffle - Ford, 90
6. Juan Montoya - Chevrolet, 90
7. Kurt Busch - Dodge, 90
8. Max Papis - Toyota, 90
9. Clint Bowyer - Chevrolet, 90
10. Denny Hamlin - Toyota, 90
11. Brian Vickers - Toyota, 90
12. Jimmie Johnson - Chevrolet, 90
13. AJ Allmendinger - Dodge, 90
14. Matt Kenseth - Ford, 90
15. Casey Mears - Chevrolet, 90
16. Joey Logano - Toyota, 90
17. Kasey Kahne - Dodge, 90
18. Robby Gordon - Toyota, 90
19. Paul Menard - Ford, 90
20. Bobby Labonte - Ford, 90
21. Ryan Newman - Chevrolet, 90
22. Scott Speed - Toyota, 90
23. Mark Martin - Chevrolet, 90
24. David Ragan - Ford, 90
25. David Reutimann - Toyota, 90
26. David Stremme - Dodge, 90
27. Andy Lally - Chevrolet, 90
28. Martin Truex Jr - Chevrolet, 90
29. Ron Fellows - Chevrolet, 84
30. John Andretti - Chevrolet, 84
31. Reed Sorenson - Dodge, 78
32. Elliott Sadler - Dodge, 78
33. Patrick Carpentier - Toyota, 78
34. Boris Said - Ford, 74
35. Kevin Harvick - Chevrolet, 68
36. Sam Hornish Jr - Dodge, 61
37. Jeff Gordon - Chevrolet, 61
38. Jeff Burton - Chevrolet, 61
39. Dale Earnhardt Jr - Chevrolet, 60
40. Jamie McMurray - Ford, 58
41. PJ Jones - Toyota, 13
42. Dave Blaney - Toyota, 11
43. Tony Ave - Dodge, 8

Texto e fonte: http://www.autoracing.com.br/

Nenhum comentário: