segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MOTOGP: Stoner ficará fora de três corridas


Casey Stoner ficará fora das próximas três etapas da MotoGP enquanto se recupera dos problemas físicos que vem enfrentando desde o GP da Catalunha, em junho.

O australiano será substituído em Brno, Indianápolis e Misano por Mika Kallio, que vinha correndo pela equipe Pramac - cliente da Ducati - até agora nesta temporada, e deverá retornar no GP de Portugal, em outubro.

"Após cinco corridas extremamente difíceis devido à minha saúde, voltei para a Austrália a fim de visitar os médicos esportivos que cuidaram de mim por muitos anos", disse Stoner. "Tomamos a decisão de não disputar as próximas três corridas do campeonato visando dar tempo para que meu corpo se recupere do estresse recente".

"Os médicos acreditam que, durante a prova de Barcelona, eu sofri por causa de um vírus, e que, subsequentemente, forcei demais meu corpo, levando a problemas que causaram minha fadiga desde então. Eles continuam fazendo muitos exames com o objetivo de tentar entender estes problemas e assegurar que não se repitam".

"Falei com a Ducati e os agradeci por sua compreensão neste momento. Sinto muito pela fábrica, por minha equipe, meus patrocinadores e os fãs, e também estou desapontado porque a moto tem sido bastante competitiva nas últimas corridas. Farei o possível para voltar com força total em Portugal".

Kallio está ansioso pela oportunidade de provar seu valor com uma Ducati de fábrica nas próximas etapas.

"Quando recebi a ligação, mal pude acreditar", afirmou Kallio. "Estou orgulhoso por disputar os próximos três eventos com a equipe Ducati. Obviamente, não espero ser, repentinamente, um segundo mais rápido, porque nossas motos são muito semelhantes às máquinas oficiais, mas espero poder conquistar alguns bons resultados pela equipe".

"Gostaria de agradecer particularmente Paolo Campinoti (chefe da Pramac), que me permitiu aproveitar esta oportunidade incrível. Será uma verdadeira honra para mim. Apesar disso, gostaria de mandar meus melhores votos para Casey, e espero vê-lo novamente na pista o quanto antes".

O lugar de Kallio na equipe Pramac será ocupado por Michel Fabrizio nas próximas três provas.

O chefe da Ducati, Livio Suppo, acrescentou: "Obviamente, é difícil para nós contemplar as próximas três corridas sem Casey, mas está claro que a coisa mais importante neste momento é a saúde dele".

"Já superamos momentos difíceis juntos, como quando ele teve de passar por uma cirurgia em seu escafóide no final da última temporada. Somos unidos em momentos de sucesso ou de dificuldades. Estamos confiantes de que os médicos ajudarão a resolver os problemas que ele vem enfrentando desde junho, e que Casey poderá participar das últimas etapas do ano em sua melhor forma".

"Agradeço Paolo Campinoti, que, como sempre, provou ser um grande apoiador e um parceiro ideal para a Ducati, permitindo que Mika corresse pela equipe Ducati nas próximas três provas. Mika está tendo um ano de estréia realmente positivo na MotoGP, e estamos felizes por tê-lo ao lado de Nicky Hayden na equipe oficial de fábrica".

Nenhum comentário: