quarta-feira, 12 de agosto de 2009

F-TRUCK: Londrina abre segunda fase da temporada de 2009 da F-Truck

Depois da etapa mais concorrida da temporada em Interlagos, a F-Truck volta à Londrina, tradicional praça que recebe a categoria de caminhões desde o princípio de sua existência. O Autódromo Internacional de Londrina Ayrton Senna já mostrou a F-Truck por 11 vezes como etapa do Brasileiro.

Como largada para a segunda fase da temporada, a etapa de Londrina é de grande importância para os candidatos ao título deste ano. A disputa é grande apesar da supremacia dos caminhões Volkswagen da RM Competições neste ano, com a liderança do certame desde o início do campeonato aberto no dia 8 de março em Guaporé, RS. Com duas vitórias no ano o paulista Felipe Giaffone liderou até a terceira etapa em Caruaru, passando o bastão para seu companheiro de equipe, também paulista Valmir Benavides que venceu a quarta etapa em Goiânia.

Subindo ao pódio nas cinco provas realizadas até agora, Hisgué como é conhecido Benavides, lidera o campeonato com 108 pontos com a vantagem de 30 de seu companheiro Felipe Giaffone, mas garante que é muito cedo em pensar em campeonato. "Vou fazer a prova de Londrina como outra qualquer. É muito cedo para pensar em administrar o campeonato”, afirma o líder Benavides citando a grande evolução dos concorrentes do início da temporada para cá. "Também não estamos pensando em jogo de equipe em relação ao Felipe (Giaffone, vice lider). É uma decisão da equipe para que não exista esse tipo de jogo na pista”, avisa o líder.

A liderança do campeonato dividida entre os dois pilotos que correm com Volkswagen não mostra uma total supremacia na temporada de 2009. Na verdade, a marca venceu três das provas realizadas até agora. Em Fortaleza, segunda etapa, o primeiro degrau do pódio foi ocupado pelo piloto de Brasília Geraldo Piquet com o Mercedes da ABF Competições e na última etapa quem estourou champanhe no lugar mais alto foi o paulista Roberval Andrade com o Scania da RVR Motorsport.

Aliás, são os Mercedes e os Scania que mais devem fazer Benavides e Giaffone perderem o sono. No ano passado em Londrina deu Mercedes com o paranaense Wellington Cirino que saiu dessa vitória rumo ao seu tetra campeonato. Cirino é quinto no campeonato com 64 pontos. Já no caso de Roberval Andrade, os bastidores da F-Truck comentam o "temporal” conseguido recentemente em treinos no circuito de Londrina. "É a pista que usamos para treinar, onde temos uma boa referência. Queremos aproveitar esse handicap para classificar bem. Em Londrina, largar na frente pode fazer toda a diferença. Eu diria que estamos bem, com muita expectativa e uma energia muito boa. Mas como em qualquer prova o número de favoritos é grande" analisa o piloto campeão em 2002, que divide a terceira posição no campeonato com Geraldo Piquet, com 69 pontos.

Tem razão Roberval Andrade quando cita que são vários os favoritos para Londrina. O mesmo pensamento tem o lider do campeonato Valmir Benavides que lembra que os caminhões Ford estão bem fortes neste ano. "Além do Fogaça (Djalma) que sempre é uma ameaça, o Totti (Leandro) é londrinense e anda muito bem no circuito”, prognostica Benavides. Outro piloto considerado favorito, mas que vem sem grande alarde para a briga em Londrina é Renato Martins, paulista e além de piloto, dono da RM Competições. Um dos mais antigos pilotos da categoria, Renato Martins tem sete vitórias no circuito, contando com a fase dos anos 90 quando eram realizadas duas provas por etapa.

PROGRAMAÇÃO

A programação será aberta na tarde de sexta-feira (dia 14) com dois treinos livres, às 12h00 e às 15h00 com a duração de 1 hora cada. No sábado (dia 15) as sessões livres serão às 9h00 e às 11h00.

A tomada de tempo para o grid de largada será às 14h00, com a Super Classificação prevista para as 15h30. No sábado haverá também o programa social com o Truck Kids, onde crianças de escolas de regiões mais carentes recebem a atenção de pilotos e organizadores da F-Truck, com direito a lanches e passeios nos mini Truck, caminhõezinhos construídos em escala que podem ser guiados por crianças de cinco a 13 anos.

No domingo, o warm-up será às 9h00 e a largada às 13h00. Logo após o warm-up, a F-Truck apresenta sua programação com Desfile de Pilotos em cima de seus caminhões, o Truck Test com voltas nas pistas com convidados e show de acrobacias de moto com Jefão Martins. O novo show de manobras radicais com os Pace Truck agora protagonizados pelos filhos do Aurélio, Danielle, Gabrielle e Juninho está marcado para as 12h00.

A abertura ao vivo pela Band TV será as 12h55.

INGRESSOS

Os ingressos para a 6ª etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Revendedores Vipal da região, com direito ao boné oficial da F-Truck. Os endereços dos pontos de venda de ingressos estão no site oficial.

A F-Truck não cobra ingressos de maiores de 65 anos e crianças até oito anos acompanhadas dos pais. Também têm entradas livres pessoas portadoras de deficiência física. Os ingressos para estudante só serão vendidos nas bilheterias do autódromo pela metade do valor, com apresentação da carteira da entidade.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério. A transmissão ao vivo começa às 13h00.

Classificação do campeonato após cinco etapas:

1) Valmir Benavides (W), 108 pontos; 2) Felipe Giaffone (W), 78; 3) Geraldo Piquet (M), 69; 3) Roberval Andrade (S), 69; 5) Wellington Cirino (M), 64; 6) Renato Martins (W), 63; 7) Djalma Fogaça (F), 48; 8) Vignaldo Fizio (M), 32; 9) Fabiano Brito (V), 27; 10) Fred Marinelli (I), 24; 10) Beto Monteiro (I), 24; 12) Danilo Dirani (V), 23; 13) Adilson Cajuru (I), 21; 14) João Maistro (V), 19; 15) Pedro Muffato (S), 17; 16) Leandro Reis (S), 14; 16) José Cangueiro (M), 14; 18) Débora Rodrigues (W), 12; 19) José Maria Reis (S), 7; 20) Urubatan Helou Jr. (F), 5; 20) Gastón Mazzacane (F), 5; 21) Régis Boéssio (V), 4.

O campeonato de marcas:
1) Volkswagen, 260 pontos; 2) Mercedes-Benz, 164; 3) Scania, 107; 4) Volvo, 73; 5) Iveco, 69; 6) Ford, 58; 7) MAN, 0.

Nenhum comentário: