terça-feira, 18 de agosto de 2009

Carro a vapor quebra recorde a 210 km/h

Um grupo de entusiastas ingleses estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade para carros movidos a vapor. O feito ocorreu na base aérea de Edwards, no estado americano da Califórnia, onde o British Steam Car atingiu a marca de 210,8 km/h.

O recorde ainda não é oficial, pois não havia representantes da FIA no local, mas foi amplamente documentado. Oficialmente, o recorde continua pertencendo ao americano Fred Marriott que, em 1906, conseguiu chegar a 205,44 km/h pilotando uma versão especial do Stanley Steamer, carro a vapor que fez algum sucesso comercial no início do século 20. O recorde de Marriott é o mais duradouro da história da FIA, e não havia sido superado há mais de um século. Extra-oficialmente, Marriott foi superado em 1985 por Bob Barker, que em 1985 levou um carro a vapor a 234,3 km/h no lago salgado de Boneville, nos EUA.

Os criadores do British Steam Car trabalham em seu projeto há cerca de dez anos e, com humor tipicamente inglês, apelidaram seu veículo de “a chaleira mais veloz do mundo”. Com 8,25 metros de comprimento, o carro tem 12 caldeiras aquecidas a gás liquefeito. Segundo a equipe, isto equivale a aquecer 1.500 chaleiras e 23 xícaras de chá por segundo.
O vapor movimenta uma turbina de duas fases que gira a 13 mil RPM, gerando 364 cv.
A equipe vai participar agora das tomadas oficiais da FIA, que ocorrem esta semana e espera conseguir superar 170 milhas por hora (273,6 km/h), ultrapassando de uma vez Marriott e Baker.

JM
Texto e fonte: Autoestrada
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: