Chegada da Corvette, evolução da BMW e equalização do regulamento deixam marca italiana em posição difícil na disputa pelo título de 2009
Vida fácil e sequências vitoriosas são coisas que Jaime Melo não espera para a fase decisiva da American Le Mans Series na temporada 2009. Vice-líder da classe GT2, o brasileiro da Risi Competizione, campeão em 2007, reconhece que o panorama atual da competição impõe dificuldades à Ferrari, marca pela qual atua em dupla com o alemão Pierre Kaffer. A três corridas do fim da temporada, Melo reconhece que o título é uma meta “quase impossível”.
“Nosso carro continua muito bom em curvas, a desvantagem em relação à concorrência está nas retas”, expõe Melo, que pilota o modelo F430 GT da Ferrari. “A categoria está tentando o possível para conseguir a equalização de rendimento de todas as marcas participantes. É um processo complicado, e que por enquanto está dificultando as coisas para a Ferrari. Sinceramente, acho quase impossível a gente brigar pelo título deste ano”, admite o piloto da Risi.
O trabalho de equalização citado por Jaime Melo passa por mudanças no regulamento técnico, cujo objetivo é equilibrar o potencial de todas as marcas. A classe GT2 da American Le Mans tem, além da Ferrari F430, com os modelos Porsche 911 GT3 RSR, Panoz Esperante GTLM-Ford, Doran Designs-Ford, BMW E92 MW e Corvette C6.R – este último foi incorporado na segunda metade deste campeonato, após vários anos de domínio na categoria GT1.
“Os BMW estão muito competitivos, acabaram de fazer uma dobradinha”, observa o brasileiro, sobre a vitória de Joey Hand/Bill Auberlen e o segundo lugar de Dirk Mueller/Tommy Milner na corrida do último domingo (16) em Elkhart Lake. “A Corvette chegou agora e também já mostrou força, o que não é surpresa, todos sabiam que eles viriam muito bem”, acrescenta. “A Porsche também está em um ano muito bom, tudo isso aumenta nosso desafio”, pondera.
Embora a Ferrari direcione seu trabalho ao projeto de um novo carro, para a temporada de 2011, Melo acredita que a fábrica deva providenciar soluções ao modelo F430 GT já para as próximas etapas. “Em Elkhart Lake, onde há três retas bem longas, nós perdíamos de cinco a sete milhas por hora de velocidade, isso é muito, dificultou o trabalho do fim de semana todo”, expôs. Nesta corrida, sétima de um calendário com 10, Melo e Kaffer ficaram em quinto.
Com o resultado da corrida em Elkhart Lake, Melo e Kaffer foram a 91 pontos, na vice-liderança da classe GT2. Os líderes são o norte-americano Patrick Long e o alemão Jörg Bergmeister, que revezam a pilotagem de um Porsche da equipe Flying Lizard e somam 130. Faltam três corridas para o encerramento da temporada. A próxima está marcada para dia 30 de agosto, na pista de Mosport, na cidade canadense de Bowmanville.
Vida fácil e sequências vitoriosas são coisas que Jaime Melo não espera para a fase decisiva da American Le Mans Series na temporada 2009. Vice-líder da classe GT2, o brasileiro da Risi Competizione, campeão em 2007, reconhece que o panorama atual da competição impõe dificuldades à Ferrari, marca pela qual atua em dupla com o alemão Pierre Kaffer. A três corridas do fim da temporada, Melo reconhece que o título é uma meta “quase impossível”.
“Nosso carro continua muito bom em curvas, a desvantagem em relação à concorrência está nas retas”, expõe Melo, que pilota o modelo F430 GT da Ferrari. “A categoria está tentando o possível para conseguir a equalização de rendimento de todas as marcas participantes. É um processo complicado, e que por enquanto está dificultando as coisas para a Ferrari. Sinceramente, acho quase impossível a gente brigar pelo título deste ano”, admite o piloto da Risi.
O trabalho de equalização citado por Jaime Melo passa por mudanças no regulamento técnico, cujo objetivo é equilibrar o potencial de todas as marcas. A classe GT2 da American Le Mans tem, além da Ferrari F430, com os modelos Porsche 911 GT3 RSR, Panoz Esperante GTLM-Ford, Doran Designs-Ford, BMW E92 MW e Corvette C6.R – este último foi incorporado na segunda metade deste campeonato, após vários anos de domínio na categoria GT1.
“Os BMW estão muito competitivos, acabaram de fazer uma dobradinha”, observa o brasileiro, sobre a vitória de Joey Hand/Bill Auberlen e o segundo lugar de Dirk Mueller/Tommy Milner na corrida do último domingo (16) em Elkhart Lake. “A Corvette chegou agora e também já mostrou força, o que não é surpresa, todos sabiam que eles viriam muito bem”, acrescenta. “A Porsche também está em um ano muito bom, tudo isso aumenta nosso desafio”, pondera.
Embora a Ferrari direcione seu trabalho ao projeto de um novo carro, para a temporada de 2011, Melo acredita que a fábrica deva providenciar soluções ao modelo F430 GT já para as próximas etapas. “Em Elkhart Lake, onde há três retas bem longas, nós perdíamos de cinco a sete milhas por hora de velocidade, isso é muito, dificultou o trabalho do fim de semana todo”, expôs. Nesta corrida, sétima de um calendário com 10, Melo e Kaffer ficaram em quinto.
Com o resultado da corrida em Elkhart Lake, Melo e Kaffer foram a 91 pontos, na vice-liderança da classe GT2. Os líderes são o norte-americano Patrick Long e o alemão Jörg Bergmeister, que revezam a pilotagem de um Porsche da equipe Flying Lizard e somam 130. Faltam três corridas para o encerramento da temporada. A próxima está marcada para dia 30 de agosto, na pista de Mosport, na cidade canadense de Bowmanville.
Nenhum comentário:
Postar um comentário