terça-feira, 4 de agosto de 2009

1000km de Algarve: Podium para a Aston Martin Racing em Portugal

O Aston Martin LMP1 nº “007″ pilotado por Jan Charouz (CZ), Tomas Enge (CZ) e Stefan Mücke (DE) acabaram em segundo os 1000Km do Algarve. O outro carro da formação Britânica, o “009″ que foi pilotado por Harold Primat (CH), Miguel Ramos (PT) and Darren Turner (GB) acabou em quinto.
Mücke iniciou a corrida no “007″ eram 19:15 de Sábado desde o Segundo lugar com que tinham alcançado nos treinos tendo inclusive alcançado a liderança da corrida. Contudo com cerca d euma hora de corrida o “007″ saiu largo numa escapatória e foi á gravilha. Sem qualquer dano de maior a não ser o atraso provocado por este incidente, o “007″ voltou á corrida em quarto. Por volta das 21:00 e depois de completar um duplo turno, Mücke entregou o volante ao colega de equipa Charouz que fez uma fantástica recuperação na escuridão até terminar o turno na frente.

Charou passa o volante a Enge por volta das 22:50 que fez um duplo stint antes de entregar o carro novamente a Mücke para as 27 voltas finais.

O “007″ e o Pescarolo Nº 16, passaram a maior parte da corrida alternando entre o primeiro e o segundo lugar, mas desta vez foi o Pescarolo a conseguir o lugar mais alto do Podium.

No Aston Martin “009″ foi o Português Miguel Ramos que realizou a partida desde o quinto lugar da grelha, caindo para nono na confusão das primeiras voltas, tendo perdido muito tempo devido à pressão dos pneus não ser a mais adequada. O ritmo inicial foi um pouco abaixo do esperado, pois Miguel Ramos já não corria neste carro há três meses. Ainda que nas várias sessões de treinos se tivesse mostrado muito rápido, faltou a Ramos ritmo de corrida e a importante habituação ao tráfego lento, o que não acontecia com os restantes colegas de equipa que como estão mais habituados, sentem-se mais à vontade e arriscam muito mais neste tipo de situação. De qualquer modo assim que conseguiu uma melhor adaptação, os tempos foram melhorando o que lhe permitiu recuperar novamente o quinto posto.

O segundo piloto a entrar para o “009″ foi o Suiço Primat que se atrasou bastante devido a um toque com outro concorrente. Felizmente o “009″ não sofreu danos graves, o que lhe permitiu regressar á corrida e recuperar novamente o ritmo da frente.

Turner tomou conta do “009″ era cerca das 22:00 e fez um excelente trabalho recuperando até ao quinto lugar antes de passar novamente a Primat para o Segundo turno a uma hora do final. Turner ainda voltou ao carro para as ultimas 23 voltas, limitando-se a trazer o carro até ao final pois não tinha adversários próximos nem à frente nem atrás pelo que não fazia sentido correr mais riscos desnecessários.

Para a Aston Martin o segundo lugar soube a pouco, mas atendendo á combinação entre o pião no início e um pequeno problema técnico no final da corrida no carro “007″ custaram a vitória. Foi gratificante ter o “009″ terminar a corrida sem problemas e por isso a equipa mantém-se na luta pelo campeonato, tendo a equipa realizado mais uma vez uma excelente trabalho nas boxes.

Para o Português Miguel Ramos: “o início foi bastante complicado devido aos pneus não terem alcançado a temperatura ideal tão rapidamente como esperávamos, senti muita falta de aderência e por isso foi-me impossível seguir o ritmo da frente. Quando finalmente os pneus atingiram a temperatura ideal entrei no ritmo previsto e foi fantástico quase até ao fim do meu duplo turno, quando senti os pneus já muito danificados e por isso incapazes de aguentar o ritmo que eu pretendia. Completei 64 voltas, o que foi para mim o maior turno de pilotagem que realizei. Senti-me muito bem fisicamente, embora tivesse sido muito duro, pois a minha preocupação era trazer o carro inteiro e bem classificado para a Boxe quando fosse altura de o passar aos meus colegas, o que consegui e por isso me senti satisfeito”.

A penúltima prova do campeonato LMS terá lugar no circuito de Nurburgring a 23 de Agosto.

Nenhum comentário: