por Anderson Puiatti
Em uma decisão anunciada na ultima quarta, a BMW, não participara mais do campeonato mundial de Formula 1. "É claro, esta foi uma decisão difícil para nós. Mas é um passo resoluto tendo em vista o realinhamento estratégico da companhia" disse Norbert Reithofer, presidente do conselho da BMW, que fez uma reavaliação sobre o futuro na categoria. "O sucesso será cada vez mais definido em termos de sustentabilidade e compatibilidade ambiental. Essa é uma área na qual queremos continuar na liderança. De acordo com nossa Estratégia Número Um, estamos constantemente revendo todos os projetos e iniciativas a fim de checá-los para viabilidade e sustentabilidade futuras. Assim, nossa campanha da Fórmula 1 é um promotor menos importante para nós. Mario Theissen é o encarregado de nosso programa de automobilismo desde 1999. Conseguimos um grande número de sucessos nesse período, incluindo alguns na Fórmula 1. Eu gostaria de expressar minha sincera gratidão a Mario Theissen e sua equipe por isso".
Na conferencia realizada O diretor de competição da BMW, Mario Theissen disse que entende a posição da montadora: "É claro, nós, os empregados em Hinwill e Munique, gostaríamos de dar sequência a esta campanha ambiciosa e mostrar que esta temporada foi apenas um tropeço após três anos de sucesso. Mas posso entender porque essa decisão foi tomada do ponto de vista corporativo. Agora, vamos nos concentrar ao máximo nas corridas restantes, demonstrar nosso espírito de luta e obter bons resultados em nossa despedida da Fórmula 1".
Outro ponto foram os maus resultados desta temporada pela equique, que conforme Klaus Draeger, membro do conselho responsável pelo desenvolvimento da equipe F1, foi decisivos: "Levamos apenas três anos para nos estabelecer como equipe de ponta. Infelizmente, não conseguimos atingir nossas expectativas na temporada atual. De qualquer maneira, nossos dez anos de experiência na Fórmula 1 tiveram um grande impacto em nossos engenheiros de desenvolvimento. Temos de agradecer às corridas pelas numerosas inovações tecnológicas, além do espírito competitivo que nos leva a desenvolver carros de produção em massa".
A BMW não sabe o que fará com a fabrica em Hinwil e os integrantes envolvidos no projeto de Munique. A montadora Bavária também não fornecerá nenhum motor para outra equipe segundo Drager: "Não. Não estaremos disponíveis como fornecedora de motores na próxima temporada".
A Honda anunciou o fim das atividades no fim do ano passado, agora a BMW, toma a mesma decisão,e existem especulações que a Renault pode tomar a mês decisão. A Toyota afirma que se comprometera com a categoria segundo um porta-voz: "Por meio da redução de custos, continuaremos com nossas atividades na Fórmula 1", disse o porta-voz. "Nossa situação permanece inalterada".
Como fornecedora de motores da Willians, foram 10 vitórias, 3 dobradinhas, 16 poles, 45 pódios, 17 melhores voltas e 2 vice-campeonatos de construtores.
Como equipe oficial da fábrica, a BMW-Sauber conquistou apenas 1 vitória, uma pole, 16 pódios, 2 melhores voltas, uma dobradinha e um vice-campeonato de construtores obtido com a desclassificação da McLaren em 2007.
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