O bi-campeão mundial de Rali , Marcus Grönholm já tinha visto de tudo no rallycross...até chegar em Pikes Peak.Grönholm pilotou o Ford Fiesta Rally cross (baseado no carro de série), preparado pela Olsbergs Motor Sport Evolution e chegou em segundo na categoria "Ilimitada’ sendo o quinto mais rápido no geral na 87ª edição do Pikes Peak International Hill Climb em Colorado Springs nos Estados Unidos neste domingo (19).
Grönholm participou do Pikes Peak 'Rookie of the Year' honra conferida quando depois de fazer o tempo de 11min 28.963sec a mais de 12.4-milhas, 156 curvas no famoso trajeto de Pikes Peak Highway.
Grönholm lutou não somente contra a alta altitude,a pista e clima variados da região, que foi de 2800 metros para mais de 4200m numa média de subida de 7%, mas também com problemas mecânicos com o turbo em seu motor de 800 Hp do Fiesta RallyCross que resultou numa redução de potência crucial no final para alcançar o topo da subida.

"Sempre quis competir em Pikes Peak,” disse Grönholm. "Estar aqui nesta última semana tenho que admitir que foi um dos eventos mais desafiadores que já tive na minha carreira. Este é um dos eventos que você quer contar para as pessoas que esteve aqui e competiu nele.Já ouvi falar muito do Pikes Peak e já vi um filme famoso com Ari Vatanen 20 anos atrás, mas somente quando você está aqui você sente o quanto de desafiante é".
"Conduzir o Fiesta foi absolutamente fantástico, e os pneus BF Goodrich foram perfeitos. Por azar eu tive pequenos problemas na corrida. Perdi alguma potência durante os últimos quilômetros, mas estava determinado a chegar ao final. O Fiesta tem grande potencial e poderíamos ter batido o recorde de 10 minutos. Se eu voltar eu sei o que precisamos para ser mais rápidos", disse o piloto de 41 anos.

Andreas
Seu colega na equipe, Andreas Eriksson, que competia ali pela primeira vez, sofreu incidente a duas milhas do final quando dois pneus soltaram fazendo com que seu carro atendido pela Olsbergs MSE Fiesta saísse da estrada e batesse numa árvore danificando a parte traseira .
O abandono no final foi frustrante para Eriksson em Pikes Peak Hill Climb. "Estou desapontado porque o carro estava sendo fantástico nos trechos desde o começo", disse. "Foi uma dura semana. Tivemos vários desafios, mas aprendi muito e sei o que preciso para voltar aqui e ser mais rápido".
"Num ano em que recém o novo Fiesta chegou à América é uma grande oportunidade para mostrar a versatilidade e performances do carro num dos eventos automotores mais desafiadores do mundo", disse Jost Capito, Diretor da Global Motorsports da Ford Motor Company . "A equipe Olsbergs MSE team fez um grande trabalho em Pikes Peak , sua primeira vez aqui e agora eles tem uma oportunidade para divulgar seus carros no X Games (30 Julho - 2 Agosto)."
Na Europa, o Fiesta tem sido muito tempo sinônimo de qualidade , desing e valor. Todos os novos Fiesta trazem 3 décadas de história entre os consumidores da América do Norte quando o carro estará à venda no próximo ano.
Texto:Ford Press Officer USA
Tradução:CronoSpeed
Fotos:Imprensa BP Ford Abu Dhabi WRT
Nenhum comentário:
Postar um comentário