segunda-feira, 20 de julho de 2009

F-TRUCK: Roberval de ponta a ponta vence em Interlagos

Em dia de homenagem a Senna, piloto da Scania domina corrida de ponta a ponta e salta do sétimo para o terceiro lugar na classificação da temporada.

Pela terceira vez, a multidão que acompanhou em Interlagos a uma prova do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck acompanhou uma vitória de Roberval Andrade. O piloto paulista da RVR Motorsport, que largou da pole-position, liderou todas as 27 voltas da quinta etapa da temporada de 2009,no ultimo domingo (19) no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo, onde já havia vencido também em 2004 e 2006. Foi sua 13ª vitória na categoria.

A vitória diante de um público anunciado de 65.000 pessoas consolidou o início da reação no campeonato que o piloto planejou para a etapa paulista. Tendo marcado todos os pontos possíveis na etapa – o da pole, os cinco pela liderança durante a intervenção do Pace Truck e os 25 pela vitória –, ele saltou da sétima para a terceira posição na tabela, agora a 39 pontos do líder Valmir Benavides, da Volkswagen, que terminou a corrida em terceiro.

“Esta vitória é um momento mais do que especial, principalmente porque a nossa equipe teve um primeiro semestre muito difícil com a falta de patrocínio, e mesmo assim fizemos o possível para manter a nossa estrutura de competição tão competitiva quanto pudemos ver hoje”, desabafou o piloto da RVR Motorsport. “Nós precisávamos da vitória para o campeonato”, acrescentou. A etapa paulista encerrou a primeira metade da temporada.

Tal como fez na primeira das três vitórias que conquistou em Interlagos, em 2004, Andrade teve em seu caminhão Scania, na corrida deste domingo, uma menção ao Instituto Ayrton Senna. Foi uma homenagem a Ayrton, pelos 15 anos de sua morte, completados em maio último. “Eu sempre fui um fã incondicional do Ayrton e tenho uma verdadeira paixão pelo trabalho do instituto, um trabalho digno de todo reconhecimento e de todas as homenagens”.

Andrade emocionou-se quando foi lembrado, durante a entrevista coletiva dos primeiros colocados na corrida, que sua primeira vitória no autódromo paulista também foi marcada por uma homenagem a Senna. “Essa parceria parece trazer magia, uma energia muito positiva. É um momento indescritível”, declarou. Antes da prova, o piloto recepcionou no box da RVR Motorsport a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, irmã de Ayrton.

A CORRIDA

Largando da pole-position pela 13ª vez na Truck, Roberval Andrade sabia que teria pela frente uma corrida difícil. Sua estratégia foi revista poucos instantes antes da largada, a partir de problemas com dois de seus principais rivais. Felipe Giaffone, segundo no grid, ficou sem pressão na bomba de óleo do Volkswagen e teve de largar dos boxes. Wellington Cirino caiu de terceiro para último no grid após a retirada do catalisador de seu Mercedes-Benz.

“Como os dois foram lá para trás, pude adotar um ritmo mais conservador nas voltas iniciais, isso me permitiu poupar melhor o equipamento”, descreveu o vencedor. “Nós sabíamos que o Cirino vinha forte em sua prova de recuperação, a equipe estava monitorando as voltas dele e me informando via rádio. Assim, pude administrar meu ritmo de corrida para impedir que ele se aproximasse. Depois de um começo de ano difícil, tivemos um dia perfeito”, disse.

Cirino, que largou em último, cruzou a linha de chegada em segundo – o mesmo desempenho que obteve na etapa paulista de 2006, também vencida por Andrade. Em função de um problema no catalisador do Mercedes-Benz, ele teve que abrir mão do terceiro lugar no grid e largar dos boxes, na última colocação entre os 26 concorrentes. Depois de belas ultrapassagens, conquistou o segundo lugar. “O caminhão rendeu bem e conquistamos um grande resultado. Se tivéssemos largando em terceiro, a história da corrida teria sido outra e o Roberval não teria a moleza que teve. Mas o importante é que o campeonato fica mais embolado após a prova de Interlagos e agora vamos para Londrina para brigar pela vice-liderança”, salienta Cirino. Benavides, com seu terceiro lugar neste domingo, manteve-se líder do campeonato, agora 30 pontos à frente de Giaffone, que segue vice-líder. A festa no pódio em Interlagos teve ainda com o pernambucano Beto Monteiro, da Iveco, em quarto, e o paulista Vignaldo Fízio, da Mercedes-Benz, em quinto.

A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck confrontará os 26 pilotos da categoria no dia 16 de julho no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Norte do Paraná.

Em Interlagos, depois de 27 voltas, o resultado final da quinta etapa foi o seguinte:

1º) Roberval Andrade (SP/Scania), RVR Motorsport, 1h00min34s564
2º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 2s558
3º) Valmir Benavides (SP/Volkswagen), RM Competições, a 31s034
4º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 41s946
5º) Vignaldo Fízio (SP/Mercedes-Benz), Speed Vig Team, a 44s990
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, a 56s498
7º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, a 57s075
8º) Adilson Magalhães (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 1min17s624
9º) Fred Marinelli (SP/Iveco), Marinelli Competições, a 1min19s177
10º) Gaston Mazzacane (ARG/Ford), ABF Competições, a 2min08s644
11º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, a 1 volta
12º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 1 volta
13º) Danilo Dirani (SP/Volvo), ABF Competições, a 2 voltas
14º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 4 voltas
15º) Vinicius Ramires (SP/Mercedes-Benz), RRT2, a 4 voltas
16º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão Racing, a 7 voltas

NÃO COMPLETARAM
Leandro Totti (PR/Ford), ABF Competições, a 12 voltas
Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Motorsport, a 12 voltas
Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 16 voltas
Adalberto Jardim (SP/Ford), Terram Racing, a 18 voltas
Diumar Bueno (PR/Volvo), Bueno Race Truck, a 21 voltas
Régis Boessio (RS/Volvo), Boessio Competições, a 21 voltas
José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), Mercalf Competições, a 21 voltas
Urubatan Helou Júnior (SP/Ford), DF Motorsport, a 23 voltas
Felipe Giaffone (SP/Volkswagen), RM Competições, a 26 voltas

DESCLASSIFICADO
Fabiano Brito (PR/Volvo), ABF Competições
Melhor volta: Andrade, na 2ª, 2min03s571, média de 125,534 km/h

CLASSIFICAÇÃO

Após cinco etapas, a classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck é a seguinte:

1º) Benavides, 108 pontos; 2º) Giaffone, 78; 3º) Andrade e Piquet, 69; 5º) Cirino, 64; 6º) Martins, 63; 7º) Fogaça, 48; 8º) Fízio, 32; 9º) Brito, 27; 10º) Monteiro e Marinelli, 24; 12º) Dirani, 23; 13º) Magalhães, 21; 14º) Maistro, 19; 15º) Muffato, 17; 16º) L. Reis e Cangueiro, 14; 18º) Rodrigues, 12; 19º) J.M. Reis, 7; 20º) Helou e Mazzacane, 5; 22º) Boessio, 4.

Texto: Grelak Comunicação

Nenhum comentário: