quinta-feira, 30 de julho de 2009

F-INDY- Sistema "push-to-pass" a partir de Kentucky

Para proporcionar mias ultrapassagens a Indy Racing League esta introduzindo um sistema "push-to-pass".

Após uma série de corridas quase sem ultrapassagens - particularmente nos ovais - na primeira metade do ano, a IRL já tinha acrescentado várias opções aerodinâmicas para as equpes usarem a partir da etapa deste fim de semana no Kentucky Speedway.

Porém, ela foi mais longe e introduziu um sistema de aumento de potência em conjunto com a Honda, fornecedora de motores.

No restante da temporada, cada piloto poderá acessar um aumento de giros e um impulso de potência de 5-20hp durante um tempo limitado em todas as corridas (em Kentucky, a distribuição será de 20 impulsos de no máximo 12 segundos), com a quantidade adicional de potência dependendo do fato dos pilotos estarem ou não em modo de economia de combustível quando ativarem o sistema.

"Se você estiver com a mistura rica, terá 5hp, porque o motor já está produzindo uma potência próxima de sua máxima, enquanto pode ter até 20hp se estiver andando com uma mistura mais pobre", declarou o diretor técnico da IRL, Les Mactaggart.

"É para fornecer aos pilotos, se eles já estiverem realizando uma ultrapassagem, uma ferramenta adicional para completar a manobra. Proporciona às equipes opções que elas terão de escolher como utilizarão na corrida, portanto traz mais estratégia do aspecto da equipe”.

Nenhum comentário: