sexta-feira, 19 de junho de 2009

F1- Esta declarado a guerra e o racha

por Anderson Puiatti

As grandes equipes da Associação(FOTA) anunciaram que vão fazer uma nova categoria em 2010. As 8 equipes depois de uma reunião estão desapontadas e frsutradas com as negociações entre a FIA e assim decidiram criar um novo campeonato. Os integrantes da comissão estão bastante descontentes com Bernie Eclestone melhorar as categoria maxima do automobilismo. Com isso não tiveram outra alternativa, "Estas equipes portanto não tem alternativa que não seja começar a preparação de uma nova categoria que reflita seus valores e a participação de seus parceiros. Esta nova categoria terá uma direção transparente, um regulamento racional que encoraja novos participantes e vai ouvir os desejos dos fãs, além de oferecer preços melhores para os espectadores do mundo inteiro, parceiros e todos os envolvidos. Os principais pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e as empresas tradicionalmente associados com o nível mais elevado de automobilismo terão tudo nesta nova categoria". E ainda ressalta, "Desde a criação da FOTA no último mês de setembro (de 2008), as equipes tem trabalhado juntas e procuraram engajar o detentor dos direitos comerciais da F1 e a FIA para desenvolver e melhorar o esporte. Uma crise sem precedentes em nível mundial gerou turbulências financeiras que tem colocado grandes desafios para a comunidade da Fórmula 1. A FOTA está orgulhosa de ter adotado importantes medidas na história do esporte visando reduzir os custos".

O piloto da equipe Renault ,o espanhol Fernado Alonso, declarou à BBC que a Formula 1 acabou depois do anuncio da FOTA, "A nova categoria será muito atrativa, com as maiores equipes e os melhores pilotos. Portanto, tudo continua igual, talvez apenas com outro nome"."A Fórmula 1 está acabada. Terá um motor padronizado, equipes pequenas e nenhum piloto. Essa não é a Fórmula 1 que as pessoas querem. A nova categoria será a nova Fórmula 1". O asturiano ainda asmite que pode deixar a F1 caso ela não tenha as melhores equipes em 2010,“Não irei me aposentar, irei correr em outro campeonato... Vamos ver, realmente espero boas notícias amanhã” declarou mas acredita que a FOTA e a FIA chegaram ao um acordo, “Sou sempre otimista e realmente espero que eles encontrem uma solução, mas sei que estes são tempos difíceis. É uma situação difícil o atual momento da Fórmula 1 e devemos estar preparados para o amanhã. Em minha opinião, apoio a FOTA, eles fizeram um grande trabalho nos últimos anos”, disse o bicampeão mundial.

Não somente Alonso pode deixar a categoria, os pilotos da Ferrari, Massa e Räikkönen disseram que vão com escuderia italiana para onde ela for.

A F1 vem em crise nos ultimos anos e perdendo cada vez mais fãs. Sem competividade com atrativos para o público as corridas se tornaram chatase monotonas. A FOTA começa a verificar se existe mesmo por questões de tempo e de logisticas a viabilidade para o campeonato no proximo ano. Circuitos interessados para receber a nova categoria existem, a questão é comercial e de orçamentaria. E a F1 cujo o nome pertence ao Sr. Eclestone ficará com as novas equipes mais Williams e Force India,so que sem pilotos de nomes, uma categoria padronizada. Isso lembra muito a guerra entre Indy x Cart onde ambas categorias sairam prejudicadas e tendo mais adiante se fundido novamente. O ano ainda sera longo para esta richa acabar.

Fonte das informações Autoracing.

Nenhum comentário: