24Hs de Le Mans 2009
por Sérgio Carvalho
Finalmente....
Sim, finalmente a França está feliz, a ACO está feliz, e a Peugeot está feliz, pois venceram as 24Hs de Le mans depois de muito tempo...
Muitos estão falando que o Team Tottal bateu finalmente a Audi, aqui eu discordo solenemente de todos, então vamos as considerações...
O sorte da Peugeot começou a virar bem antes da bandeira de largada das 24Hs de Le Mans, ela começou exatamente nas 12hs de Sebring deste ano, qdo a Audi levou a prova no debut do R15, um prototipo zero KM havia batido um carro com 03 anos de desenvolvimento, depois disso a Audi simplesmente não correu mais em uma prova aberta, o Team Tottal por sua vez ainda fez uma perna dos 1000Km de Spa para dar uma afinada no conjunto todo, ao contrário da Audi que conheceu os defeitos do carro somente na pista e o golpe deve ter sido duro de assimilar, com certeza deverão reer todo o programa para este ano na divisão de endurance da fabrica...
Ah! E se a Audi tivesse vencido novamente as 24Hs de Le Mans, a Peugeot deveria fechar as portas e começar a praticar outro esporte, quem sabe jogar bolitas, pois esporte a motor não seria o babado deles, com certeza...
Os R10 chegaram ao final da prova...
Aqui muita gente queimou a lingua, inclusive eu, pois me alinhei com muitos que afirmavam que o R10 deveria chegar no final do pelotão, atrás de muito não-diesel, mas ele, mesmo com um team com apenas 2 pilotos (#15), pois um deles deslocara o braço e nao pode continuar na prova, o R10 provou que ainda pode render nas provas de endurance, pois são bem confiaveis, o que faltou a este prototipo foram pilotos e crew experientes, o resto o R10 ainda possui...
Pesca/Pug, fracasso total...
Que baita fracasso hein Sr. Henri Pescarolo??? Chorou por vários anos para ter um carro para poder concorrer contra a Audi e os Pugs e quem termina a prova é um não-diesel de sua fabrica, que lhe sirva de lição essa peça...
Não-diesel
A AMR levou um 4º e merecido lugar na prova, pois eu ja havia previsto, que se nada acontecesse com este prototipo eles poderiam ser os 1º não-diesel da prova, e como vários diesel também deram problemas, eles vieram comendo pelas beiradas, dando um tapa nos pescarolos/orecas/courages/mazdas/ginettas/zyteks na prova...
Na LMP2 deu como sempre um RS Spyder do Team Essex, e como muitos prototipos da classe já era esperado não chegarem ao final da prova, este carro com certeza confirmou sua confiança anterior
Corvette Racing levou a classe LMGT1, bom não havia concorrencia, e o DBR9 da JetAlliance mais dançava na pista do que andava, nada a comentar...
E a Risi Competizioni levou a risco o que o chefe havia dito, "em time que está ganhando não se mexe..." deu eles novamente, o tri-campeonato é merecido... E os 997 deverão esperar outro ano para tentar uma nova revanche contra as F430 em Le Mans...
Agradeço a todos que nos prestigiaram durante as 24Hs de Le Mans deste ano, pois trouxemos fotos e fatos durante a prova toda e o pessoal do blog manteve o pique da prova o tempo todo. E vamos para a proxima...
Nenhum comentário:
Postar um comentário