A marca inglesa Bentley, nas mãos alemãs do Grupo Volkswagen (VAG) desde 1998, pretende regressar à competição e, segundo o Autosport inglês, um regresso a Le Mans é uma forte hipótese.
O rumor não é novo tendo surgido em Agosto quando Wolfgang Durheimer, o novo CEO da Bentely e ex-responsável pelo programa desportivo do Grupo Volkswagen (e ex-director de R&D da Porsche), afirmou que a Bentley deveria regressar ao automobilismo e que um terço das suas responsabilidades na marca são mesmo criar as condições para que tal aconteça. Inicialmente, Le Mans estaria fora dos planos devido à presença da Audi e ao regresso da Porsche — marcas irmãs no Grupo Volkswagen —, mas em declarações à edição impressa desta semana do Autosport inglês, Brian Gush, responsável pelo automobilismo no seio da Bentley, coloca Le Mans na rota para um futuro programa.
Segundo Gush, a Bentley está a estudar todas as hipóteses "da LMP1 para baixo", o que reduz um futuro programa da Bentley aos sport-protótipos e GT's (tirando a F1 da equação, a título de exemplo), e não vê qualquer problema na presença de duas marcas do Grupo VAG na LMP1: "Se duas marcas do grupo podem competir uma contra a outra, porque não três?", deixa no ar Gush. "Ou fará mais sentido em termos de mais valias para a Bentley apostar noutra classe?"
Certo é que qualquer programa, LMP ou GT, está totalmente dependente do regresso da marca aos lucros comerciais após 2010 se ter revelado um ano negro em termos de vendas. Também garantido é o facto de em toda a gama de produção da Bentley não existir um modelo que se enquadre no formato GTE, mas é precisamente uma das obrigações do novo CEO reavaliar toda a gama da Bentley e novos modelos estão previstos para 2014/2015.
A última presença da Bentley no automobilismo deu-se precisamente em Le Mans, entre 2001 e 2003, com o fabuloso Bentley Speed 8 a vencer a edição de 2003, a 6ª da marca inglesa (5º construtor mais vitorioso em Le Mans), 73 anos depois do Bentley Speed Six ter vencido a edição de 1930.
Fonte: edição impressa do Autosport inglês
O rumor não é novo tendo surgido em Agosto quando Wolfgang Durheimer, o novo CEO da Bentely e ex-responsável pelo programa desportivo do Grupo Volkswagen (e ex-director de R&D da Porsche), afirmou que a Bentley deveria regressar ao automobilismo e que um terço das suas responsabilidades na marca são mesmo criar as condições para que tal aconteça. Inicialmente, Le Mans estaria fora dos planos devido à presença da Audi e ao regresso da Porsche — marcas irmãs no Grupo Volkswagen —, mas em declarações à edição impressa desta semana do Autosport inglês, Brian Gush, responsável pelo automobilismo no seio da Bentley, coloca Le Mans na rota para um futuro programa.
Segundo Gush, a Bentley está a estudar todas as hipóteses "da LMP1 para baixo", o que reduz um futuro programa da Bentley aos sport-protótipos e GT's (tirando a F1 da equação, a título de exemplo), e não vê qualquer problema na presença de duas marcas do Grupo VAG na LMP1: "Se duas marcas do grupo podem competir uma contra a outra, porque não três?", deixa no ar Gush. "Ou fará mais sentido em termos de mais valias para a Bentley apostar noutra classe?"
Certo é que qualquer programa, LMP ou GT, está totalmente dependente do regresso da marca aos lucros comerciais após 2010 se ter revelado um ano negro em termos de vendas. Também garantido é o facto de em toda a gama de produção da Bentley não existir um modelo que se enquadre no formato GTE, mas é precisamente uma das obrigações do novo CEO reavaliar toda a gama da Bentley e novos modelos estão previstos para 2014/2015.
A última presença da Bentley no automobilismo deu-se precisamente em Le Mans, entre 2001 e 2003, com o fabuloso Bentley Speed 8 a vencer a edição de 2003, a 6ª da marca inglesa (5º construtor mais vitorioso em Le Mans), 73 anos depois do Bentley Speed Six ter vencido a edição de 1930.
Fonte: edição impressa do Autosport inglês
Foto:© BENTLEY
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