por Sérgio Carvalho
Vamos agora a classe dos protótipos, classes que empolgam por ter carros andando em altas velocidades, além de terem duas opções, aberto ou fechado, atualmente os protótipos fechados não possuem vantagem aerodinâmica alguma como tinham até o ano passado, a ACO retirou a regra e todos os carros andam igual na pista, pois os chamados protótipos coupés tinham esta pequena vantagem.
Na classe LMP2 teremos 12 carros, que inicialmente eram nove, mas com as desistências de muitos, foi aumentando e teremos a presença de sete fabricantes: HPD (Acura), Norma (que retorna a Le Mans), Lola, Pescarolo (remanescente), Radical, WR e Zytek.
Das ausências, a mais sentida é da Porsche com seu RS Spyder que não estará presente para defender o seu título e as boas novidades é a chegada da HPD (Acura) na classe em Le Mans com o prestígio elevado após vencer o campeonato da ALMS na classe LMP1. Outra característica da classe LMP2 é a quantidade de abandonos que ocorrem, portanto, quase todos tem uma chance de podium.
# 24 Oak Mazda France Pescarolo Judd V8 - Jacques Nicolet/Richard Hein/Jean-Francois Yvon
# 35 Oak Mazda France Pescarolo Judd V8 - Matthieu Lahaye/Guillaume Moreau/Jan Charouz
Começaremos pelos últimos remanescentes da marca Pescarolo, pois todos sabem o que acabou ocorrendo com a marca e que não estará presente nas 24h deste ano. A Oak começou o ano um pouco melhor depois da mudança de motor, sairam do AER e foram para o Judd, mais confiável, mas a vida da Oak na classe não será nada fácil este ano, pois com a chegada da HPD (Acura) deverá fazer um esforço para chegar no podium, pois ainda terá pela frente os portugueses da Quifel, RML de Erdos e a Racing Box. É, a vida da Oak não será fácil, mas tentarão manter a tradição da marca Pescarolo nas 24h de Le Mans. Se o protótipo responder bem, podem aparecer na foto.
#25 RML Lola B09 HPD 3,4 l V8 - Mike Newton/Tommy Erdos/Andy Wallace
#25 RML Lola B09 HPD 3,4 l V8 - Mike Newton/Tommy Erdos/Andy Wallace
O team se conhece e muito bem, até o ano passado se arrastou, literalmente, mas com a mudança de motor, saiu do AER, que levou o team a falhar em 2008 e 2009, e migrou para um HPD (Acura) e tudo melhorou e o protótipo passou a andar entre os líderes e já tiveram dois podiums em duas corridas pela LMS este ano. Com essa mudança de motor, eles esperam retornar ao degrau máximo em La Sarthe que levaram em 2005-2006. O trio de pilotos são considerados quase irmãos, de tanto tempo que andam junto neste modelo coupé, devem chegar estar no podium, se nada ocorrer errado durante a corrida.
#26 HighCroft ARX01c HPD 3,4 l v8 - David Brabham/Marino Franchitti/Marco Werner
Um team de respeito, apesar de nao contarem com seu piloto principal Simon Pagenaud, que deve defender os leões franceses da Peugeot, a HighCroft é um team da america que anda na ALMS e traz o HPD para mostrar a força que possuem em terras francesas e tem tudo para chegar entre os ponteiros, pois além de Brabham e Franchitti terão a companhia de Marco Werner, ex-piloto da Audi e também conhece os atalhos da pista francesa. O protótipo não vem a Le Mans para aprender, mas sim para ganhar e de quebra deixar alguns modelos LMP1 para trás no traçado. É também candidato a um pódium.
#29 Racing Box Lola B09/08 V8 - Marco Cioci/Pier Giuseppe Perazzini/Luca Pirri
Outro modelo coupé na classe, o time já andou bem, principalmente no ano passado e anda com dois protótipos lá na LMS e alguns não entendem o porque da ACO não chamaram o 2º carro do team. O team tem trabalhado muito duro, mas os resultados não tem aparecido, pois este ano conseguiram apenas dois 6º lugares em etapas da LMS e devem fazer uma corrida de espera para tentar um lugar mais próximo do podium.
#37 WR-Salini WR LMP2009 Zytek 3,4 l V8 - Tristan Gommendy/Philippe Salini/Stéphane Salini
Um team que retorna a Le Mans com muita ambição e será bem recebido pelos fãs, o design do carro lembra o de 2008, eles iriam retornar em 2009, mas alguns problemas surgidos na última hora abortou o retorno e vieram apenas em 2010, deveriam estrear na LMS em Spa, mas novos problemas apareceram e resolveram se concentrar apenas em Le Mans e indo para a LMS somente depois das 24h. Agora que tudo foi bem testado devem aparecer e tentar algo melhor e se o carro corresponder, terminam as 24h deste ano, mas sem lutarem por podium.
#38 Pégasus Racing Norma M200 Judd V8 - Julien Schell/David Zollinger/Frederic Da Rocha
O Norma era o 1º suplente e com a desistência da Dome foi chamado para as 24h. O protótipo francês será uma novidade na corrida. Eles iriam debutar na LMS, mas com o atraso na entrega de peças vai ser em La Sarthe a prova de fogo para o protótipo. A última aparição do protótipo foi em 2003 com um motor Ford e não chegou a terminar a corrida por uma quebra de motor. Os pilotos também são debutantes na prova de 24h e deverão precisar de muita sorte para terminá-la.
#39 KSM Lola B09/08 Judd V8 - Hideki Noda/Jean de Pourtales/Jonathan Kennard
Outro reserva que foi chamado após a desistência de um titular, de motor trocado, pois largaram o terrível AER e foram para o Judd bem mais confiável e estão bem preparados para as 24h deste ano. O modelo aberto sempre foi opção do team e já possuem experiência nas 24h. Na LMS estavam bem na corrida em HTTT e finalizaram em 4º, em Spa andavam bem em 5º mas uma colisão com um 908Hdi Fap #2 foram obrigados a abandonar a etapa. O trio de pilotos é o ponto forte do team, pois estão acostumados com o traçado frances, porem não devem ameaçar os líderes e devem fazer uma prova de espera também.
#40 Quifel ASM Ginetta-Zytek 09S Zytek V8 3,4 l - Olivier Pla/Miguel Amaral/Warren Hughes
Um team a ser batido entre os LMP2, devem rivalizar com os HPDS (Acura). São os atuais ganhadores da LMS, porém demoraram até Spa este ano para voltarem ao topo do podium, o protótipo está bem desenvolvido e os pilotos se adaptaram e bem ao fundo do HPD, devem rivalizar com a HighCroft e a RML na liderança da classe nas 24h. Dos pilotos não há o que reclamar, pois sao todos veteranos na corrida máxima de endurance.
Este team não tem tido muita sorte, apesar de serem veteranos nas 24h (5 aparições). A largada pela LMS até foi boa, pois colocaram oprotótipo em 5º lugar no qualy, porém em Spa colidiram com o Vantage da JMW e ficaram por ali mesmo, devem apenas tentar terminar as 24h.
#42 Strakka Racing ARX-01c HPD V8 3,4 l - Danny Watts/Nick Leventis/Jonny Kane
O team Strakka tem andado muito bem depois que migrou para o HPD (Acura), mas para chegarem ao podium, precisam terminar as corridas, o team é bom, o protótipo também e se conseguirem se manter na pista, devem aparecer e bem na foto ao final das 24h, se lembrarem do 1º ditado, terminar corridas para depois ganhar.
#28 Race Performance Raical SR9 Judd V8 - Pierre Bruneau/Marc Rostan/Ralph Meichtry
No início a ACO anunciou o termino do box 56 e depois anunciou que haveriam 56 carros na corrida. Este é o 56º concorrente das 24h, pois foram anunciados depois da seleção, quando não haviam mais reservas. Eles estão presentes nas 24h desde 2006 com outros nomes. Lá na LMS, as coisas não tem sido boas para os lados da equipe, pois em HTTT deram apenas 66 voltas e em Spa foram os últimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário