por Sérgio Carvalho
Depois da classe rainha, chamaremos a princesa das classes, a LMGT2, o que falar de uma classe que tem 18 carros inscritos e 4 fábricas por trás de teams tão eficientes, casos de Ferrari, Porsche e agora junta-se a elas a Corvette e a BMW, todas oficiais de fábrica, fora outras marcas que estão representados por carros privados, tais como Jaguar, Spyker e Aston Martin.
Irá ser a batalha das batalhas na classe LMGT2, só perdendo em interesse para a classe LMP1, onde andam os carros mais potentes, mas na classe LMGT2 é tudo mais lento e junto, palmo a palmo.
Todo mundo fala na eficiência da Porsche e sua durabilidade, mas quem tem ganho em Le Mans são os cavalinhos rompantes com a Risi de Jaime Melo & cia, dizem que é o melhor piloto de endurance no mundo na classe, e a Ferrari anda arrepiando este ano nas provas longas, pois na recente 24h de Nurburgring chegaram em 2º lugar, casa das Porsches, que por sinal ficaram pelo caminho, cedendo a vitoria para outra nova marca que vem mostrando garra na ALMS, a BMW, que vem para La Sarthe de animo renovado com a vitoria no Green Hell, batendo as Porsches na sua casa e isso deve ter doído e muito no orgulho de todo fanático pela Porsche, pois consideram o Green Hell um santuário das Porsches, mas... deu BMW...
Vamos analisar a classe, começando com um team que baixou de classe e em 5 provas fez 3 poles e venceu uma corrida lá na ALMS e costumam ser chamados de buldozzers ou flechas douradas, pois dava-se a impressao de patrolarem todos seus adversários.
Os corvettes da Corvette Racing desceram de classe no ano passado por não terem concorrentes, pois constumavam degladiar na classe LMGT1 com a Aston Martin Racing que ascendeu a classe máxima e não foi seguida pela fábrica Norte-Americana que preferiu descer para a classe LMGT2, e eles terão um páreo duro para se sobreporem sobre os seus adversários, quase todos
ossos duros de roer e que já estão acostumados com a pressao de andarem juntos. Sim, a Corvette não irá achar um terreno limpo para ela deslanchar, mesmo tendo pilotos acostumados com o traçado francês. Podem até a chegar num pódium, mas terão de batalhar e muito para isso.
Esse é o team campeão do Fia GT2 de 2009 e tinha alguns pilotos de respeito e poderiam impor uma dura frente aos vettes e as F430, porém com o cancelamento da serie deste ano pela SRO trocaram de team, antes o team lutaria para chegar num podium, agora terá de lutar para chegar ao final das 24h com seus pilotos novatos em La Sarthe.
#76 Imsa Performance Matmut Porsche 997 GT3 RSR 4,0 l Flat 6 - Raymond NARAC/Patrick Pilet/Patrick Long
Este é sempre um forte candidato a vitória nas 24h, porém a sorte não os tem ajudado no traçado francês, pois acabam sempre com um D.N.F. quando não são acertados por outro LMGT2 da classe ou por um LMP1, é um team de fábrica, porém necessitam um pouco de sorte para terminarem, este ano estão com um piloto da fábrica e um bom suporte, então podem chegar e bem num pódium.
#88 Felbermayr-Proton Porsche 997 GT3 RSR 4,0 l Flat 6 - Horst Felbermayr Jr./Horst Felbermayr Sr./Miro Konopka
Só falta o adesivo da Porsche na porta da fábrica nestes carros, pois estão com os pilotos da fábrica nos carros e todo suporte da Porsche, e em 2009, finalmente levaram a série Le Mans para casa, porém não tem tido muita sorte em Le Mans, pois sempre acabam se envolvendo em algum acidente pela pista ou, pasmem, quebra de motor, e depois todo porschista teima em dizer que uma Porsche não quebra, sim quebra...
Este ano, eles esperam ir bem melhores e tentarão dar o troco na Risi e na BMW, esta por ousarem vencer no Green Hell este ano. As apostas estão no carro #77 que tem um trio prá lá de competente, mas que precisa ter também um pouco de sorte na pista. Se terminarem sem problemas, irão para o pódium.
O que dizer das M3 da fábrica, venceram e bem nas 24h de Nurburgring, termiram em 2º e 3º nas 12h de Sebring pela ALMS este ano, além de 6 podiums e 1 vitória em Road América pela mesma ALMS. Estão na ALMS desde o ano passado onde dão um calor danado na F430 e nos vettes de fábrica, depois, foram para a Europa, onde fizeram uma adaptação as pressas para entrar na série européia e andam lá atrás, porém para as 24h de La Sarteh estão vindo com um pacote diferente que nem o dono ousa comentar. Dos pilotos não precisa nem contar, pois todos possuem uma longa experiência no volante da fábrica e andam em várias séries, desde o WTCC até as 24h de Nurburgring.
Qualquer uma das 2 M3 podem chegar no podium, se o carro continuar surpreendendo como tem surpreendido.
Outro team de respeito, os lagartos voadores andaram bem e levaram a ALMS no ano passado na última etapa e assim garantindo o bi-campeonato na classe, pois vinham numa batalha ferrenha contra a Risi de Melo, e estão pela sexta vez em Le Mans. O team é muito bom, porém correm sem o carro sister tão usual na ALMS e não sei porque sentem a falta do outro carro para
ajudar na corrida, então tentarão fazer uma estratégia de pit-stop rápidos, sem perder muito tempo e chegar entre os líderes para tentarem um pódium na classe.
Outro retorno de um mito, a Jaguar retorna ao traçado francês após muito tempo com bandeira americana, o team fará um esforço muito grande para terminar a corrida, pois o carro ainda carece de durabilidade, e ela vem aumentando e muito lá na ALMS nas últimas provas, mas não devem lutar por podium este ano, ainda mais com tantos carros bons. Dos pilotos do team não dá para reclamar, pois são bons pilotos e conhecem bem o carro. É candidato a terminar a prova, embora eu tenha apostado como o 1º carro a parar nas 24h deste ano.
O que falar dos atuais bi-campeões de Le Mans?
Eles veem com o mesmo team do ano passado, sim sairam alguns, porém o team se manteve e as principais estrelas, pois como diz o dono do team, "em time que está ganhando não se mexe", essa é a regra do team Risi, que ainda se deu o luxo de classificar um 2º carro que será utilizado pela Krohn, espécie de 2º team da Risi. alguns falam que a F430 está obsoleta e que deverá ser substituida por outro carro que Jaime Melo vem testando, porém sem ficar pronto a tempo para Le Mans, mas a Risi não faria uma loucura destas, não em Le Mans e vai com uma F430 atualizada para a prova, experiencia eles tem todas, sorte, então nem se fala, mas chamamos isso de competência, pois vencer aqui duas vezes não é sorte e sim comptência. A Krohn deve escudear a Risi na prova e se conseguir, chega junto no pano.
#85 Spyker Squadron C8 Laviolette Audi Motor 4,0 l V8 - Peter Dumbreck/Tom Coronel/Jeroen Bleekemolen
Esta é a oitava vez que eles aparecem em solo francês para as 24h desde 2002, e muitas vezes a má sorte bateu as portas da equipe holandesa, mas no ano passado eles finalizaram em 5º e pareceu que deu uma melhorada no geral com esta colocação e houve até uma troca de patrocinador e mudarão de cor também e deverão vir em vermelho e preto, fora que o motor ganhou um pouco mais de litragem, pois, eram 3,5 l e agora serão 4,0 l no motor Audi. O desempenho até melhorou, mas devem ficar entre os carros do 2º pelotão.
Sim, depois de muito tempo na esteira de um Porsche, eles mudaram radicalmente para os carros do cavalinho rompante e se deram bem com a troca apesar dos percalços iniciais. Depois do inicio decepcionante na LMS nas rodadas de HTTT e Spa, onde tudo deu errado, conseguiram dar a volta por cima nas 24h de Nurburgring e colocar uma F430 no podium do Green Hell, fato bem visto até pela fábrica, pois as F430 sempre fracassaram lá, e com isso vão com animo novo para o traçado francês, porém não devem chegar entre os líderes da prova.
Este team costumava correr nas 24h de F430 e depois de um vice na LMS e um 4º lugar nas 24h mudaram para os carros da Aston Martin e se diz ansioso por esta nova experiencia. Além de ser britânanico, sempre teve a simpatia da AMR e ganhará o suporte para a prova deste ano, que não foi prá de lá promissor o inicio, pois quebrou a bomba de combustivel, problemas de freios e até acelerador preso já pintaram, tudo isso para abalar um pouco a confiança da marca. Mas com a melhora em alguns aspectos o carro veio para frente e conseguiu encarar as F430 e 997 na LMS este ano e até a velocidade final do Vantage foi melhorada, pois essa era uma das maiores reclamações da Drayson que se moveu para a LMP1 a respeito do carro. Os pilotos não há o que discutir, alem de Turner, conhecido piloto da fábrica AMR, há o Bell e Miller que já andam bem em provas de endurance e se o Vantage ajudar, podem surpreender até.
Este team sempre anda bem em Le Mans, e ainda por cima conta com ex-pilotos da Risi, Vilander e Salo e têm tudo para andar e bem entre os ponteiros na prova, o mesmo não se pode afirmar do carro #96, onde Salo deverá fazer das tripas coração com 2 pilotos novatos da Argentina e que nas 24h de Nurburgring andaram sempre mais lentos, assim como no na antiga Fia-GT2. Devem chegar entre os carros do 2º pelotão, com exceção do #95, apesar de pouco conhecerem as provas de endurance, se souberam poupar equipamento e ficarem fora dos problemas chegam entre os lideres da prova.
#97 BMS Scuderia Italia Porsche 997 GT3 RSR 4,0 l Flat 6 - Richard Westbrook/Marco Holzer/Timo Scheider
É o legitimo caso de parem as máquinas que eu quero descer, um team italiano de 997, o trio até que é bom, mas a falta de experiência do team vai pesar com este Porsche. Pode chegar entre os carros do 2º pelotão...
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