Prova dos nove
por Anderson Puiatti
Três dias abençoados de sol no dragtrip do Velopark. Nove recordes quebrados, cerca de nove mil pessoas prestigiando o evento. Na pista mais de 120 pilotos disputaram entre os dias 21 e 23 de agosto a segunda etapa da Copa Brasil Velopark de Arrancada que tem o aval da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os 402 metros da pista do Velopark foi o palco de 18 categorias e com um grip muito bom os tempos foram baixando de forma alucinante. Em algumas categorias era uma puxada e recorde.
O equilíbrio entre os carros juntamente com o sistema de mata-mata proporcionaram disputas acirradas que terminaram entre milésimos de segundo. Em uma das puxadas da categoria DO, Marlon Jackson do Nacimento contra Clovis Wachter acabar a favor de Marlon por 0s007s de diferença. Na semi final da DT-B Everton Carvalho( vulgo ET) e Fabio Zarbielli, acabou com 0s016! a favor de ET.
Nos intervalos das puxadas, o público presenciava o show de manobras radicais com a equipe Velopark, em duas rodas, cavalos de pau e burnout na reta de retorno para o box, sem prejudicar a pista .Algumas pessoas eram sorteadas do publico para andar no Táxi Drag, o dragster de três lugares durante todo o final de semana de velocidade. O recordista de cada categoria ganhou uma passagem área da Azul linhas aéreas.
Confira o que ocorreu em cada categoria:
O equilíbrio entre os carros juntamente com o sistema de mata-mata proporcionaram disputas acirradas que terminaram entre milésimos de segundo. Em uma das puxadas da categoria DO, Marlon Jackson do Nacimento contra Clovis Wachter acabar a favor de Marlon por 0s007s de diferença. Na semi final da DT-B Everton Carvalho( vulgo ET) e Fabio Zarbielli, acabou com 0s016! a favor de ET.
Nos intervalos das puxadas, o público presenciava o show de manobras radicais com a equipe Velopark, em duas rodas, cavalos de pau e burnout na reta de retorno para o box, sem prejudicar a pista .Algumas pessoas eram sorteadas do publico para andar no Táxi Drag, o dragster de três lugares durante todo o final de semana de velocidade. O recordista de cada categoria ganhou uma passagem área da Azul linhas aéreas.
Confira o que ocorreu em cada categoria:
*Os tempos e as chavez estão clocadas nesta ordem destacados abaixo:
Classificatorias
Finais (tempos)
Finais (chaves)
Classificatorias
Finais (tempos)
Finais (chaves)
Heron Ungaretti Sobrinho# 960 entrou na casa dos 12, conquistando o recorde da categoria com o tempo de 12s957. Na decisão da Standart entre Cristiano Duarte dos Santos# 110 que levou o caneco da categoria com o tempo de 13s147 contra o recordista Heron. Em terceiro ficou Luiz Vicente de Pellegrini# 89.
Dianteira Original > DO
A DO foi muito disputada durante o final de semana. A cada puxada o recorde da categoria, baixado por diversas vezes, 3 pilotos estavam com o recorde! O piloto a ser batido na categoria a ser batido na categoria, Clovis Wachter# 98, levou a melhor com 12s203. Julio Dalla Rosa# 42, da Moraes Motorsport fez a final com Malton Porto Farias# 177, piloto que estampou por duas vezes o recorde seguidos no placar. O primeiro lugar ficou com Malton com o 12s413. O recordista teve problemas na largada da semi-final e não conseguiu passar para a disputa da final acabando na terceira colocação.Traseira Original >TO
A velha disputa entre Maverick contra Opala fez valer na categoria. Mais uma vez, desde os tempos da famosa divisão 3, esses dois ícones do automobilismo nacional se encontram na pista. Desta vez deu Opala. O Maverick de Leovaldo Petry#302 esteve com o tempo amais baixo da categoria conquistado na classificação do sábado com 11s195, porem, um problema de alimentação fez com que o recorde não fosse homologado: " O recorde não foi homologado devido a gente não estar com o tanque principal sem combustível, e tinha no tanque pequeno. Então o vistoriador não considerou o tanque pequeno como principal alimentação"revela o piloto. O vencedor e recordista foi o piloto Marcelo Poltronieri #231, Padeiro, com o Opala , depois de virar constantes 11,4s, conseguiu as rodas emprestadas da equipe Benato e na ultima puxada cravou 11s257.
Disputa entre Ford e Chevrolet também no terceiro lugar. Fabio Pedroni#52, com o Opala, e Alexandre Kroeff# 8, com o Maverick queimaram a largada. Mas Alexandre ficou com a terceira posição e pulou mais cedo por-0s001 e Pedroni queimou por -0s099. Celso Camargo, que emprestou as rodas ao recordista, teve problemas com a embreagem.
Traseira Original * Recorde: Marcelo "Padeiro" Poltronieri - 11s257
Classificatorias
Finais (Tempos)
Finais(Chaves)
A velha disputa entre Maverick contra Opala fez valer na categoria. Mais uma vez, desde os tempos da famosa divisão 3, esses dois ícones do automobilismo nacional se encontram na pista. Desta vez deu Opala. O Maverick de Leovaldo Petry#302 esteve com o tempo amais baixo da categoria conquistado na classificação do sábado com 11s195, porem, um problema de alimentação fez com que o recorde não fosse homologado: " O recorde não foi homologado devido a gente não estar com o tanque principal sem combustível, e tinha no tanque pequeno. Então o vistoriador não considerou o tanque pequeno como principal alimentação"revela o piloto. O vencedor e recordista foi o piloto Marcelo Poltronieri #231, Padeiro, com o Opala , depois de virar constantes 11,4s, conseguiu as rodas emprestadas da equipe Benato e na ultima puxada cravou 11s257.
Disputa entre Ford e Chevrolet também no terceiro lugar. Fabio Pedroni#52, com o Opala, e Alexandre Kroeff# 8, com o Maverick queimaram a largada. Mas Alexandre ficou com a terceira posição e pulou mais cedo por-0s001 e Pedroni queimou por -0s099. Celso Camargo, que emprestou as rodas ao recordista, teve problemas com a embreagem.
Traseira Original * Recorde: Marcelo "Padeiro" Poltronieri - 11s257
Classificatorias
Finais (Tempos)
Finais(Chaves)
Dianteira Turbo C > DT-C
O piloto e preparador da MCR Performance, Marcelo Crespilho #199,conquistou o recorde da DT-C. Pela primeira vez no Velopark ele estampou no placar o tempo de 12s414. Porem Crespilho na final acabou queimando, e assim Cleber Cemin #30, faturou com 12s951. A terceira colocação foi de Ismael Arthur Trevisan# 25.
* Recorde: Marcelo "Bolinha" Crespilho - 12.414s
Classificatórias
Finais(Tempos)
Finais (Chavez)
Traseira Super > TS
Aldoir Sette#7 levou a melhor com seu Fusca AP aspirado. Sette registrou 10s559 mais 0s364 no farol, contra 11s547 mais 0s172 do Opala aspirado de Ario Sabbi#127. Dodge de Allan Pasa#747 acabou ficando de fora da disputa por problemas.Traseira Super
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Classificatórias
Finais(Tempos)
Finais (Chavez)
Dianteira Turbo B > DT-B
O piloto de outro planeta, Everton de Carvalho, vulgo ET, levou o troféu para casa com o cabeçote de seu #171 original. O cabeçote preparado teve uma das válvulas derretidas durante a classificação. Mesmo assim ele fez a final com Paulo Dilamar, e sua Saveiro da equipe Di Caixa. Everton levou a melhor com 11s584 mais 0s051. Em terceiro ficou Paulo Ricardo Santos Flores #53
Classificatórias
Finais ( Tempos)
Finais (Chaves)
O piloto de outro planeta, Everton de Carvalho, vulgo ET, levou o troféu para casa com o cabeçote de seu #171 original. O cabeçote preparado teve uma das válvulas derretidas durante a classificação. Mesmo assim ele fez a final com Paulo Dilamar, e sua Saveiro da equipe Di Caixa. Everton levou a melhor com 11s584 mais 0s051. Em terceiro ficou Paulo Ricardo Santos Flores #53
Classificatórias
Finais ( Tempos)
Finais (Chaves)
Turbo Traseira > TT
Um besouro quis levantar vôo na pista. O besouro em questão foi o Fusca Turbo de Rodrigo Cohen. Literalmente deu razantes pelos 402 metros e conquistou o recorde baixando o tempo para 10s360. Guilherme Emiliano teve quebra no virabrequim e não conseguiu mais andar , asism Cohen fez o bye run, que consite no piloto apenas passar pela pista e completar o percurso para vencer.
Traseira Turbo* Recorde: Rodrigo Cohen - 10s360
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Um besouro quis levantar vôo na pista. O besouro em questão foi o Fusca Turbo de Rodrigo Cohen. Literalmente deu razantes pelos 402 metros e conquistou o recorde baixando o tempo para 10s360. Guilherme Emiliano teve quebra no virabrequim e não conseguiu mais andar , asism Cohen fez o bye run, que consite no piloto apenas passar pela pista e completar o percurso para vencer.
Traseira Turbo* Recorde: Rodrigo Cohen - 10s360
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Dianteira Turbo A > DT-A
Teremos logo, logo um DT-A na casa dos 9s! Isso foi o que mostrou Ricardo Duarte de Paula ao registrar incríveis 1s538 de 60 pés em uma de suas puxadas. O piloto do carro #336 conquistou nesta etapa o recorde da categoria com um incontestável 10s144. A vitória ficou decidida na reação entre, Kiki como é conhecido Ricardo Duarte, e Marcelo Prezotto carro #316. Kiki fez o tempo de 10s263 na pista, mas com a reação de 0s180. O piloto da Kadu Racing venceu na reação com 0s066 mais 10s341. Foram 0s036 de diferença. Gustavo Alvares Guimaraes #284 foi o terceiro.
Teremos logo, logo um DT-A na casa dos 9s! Isso foi o que mostrou Ricardo Duarte de Paula ao registrar incríveis 1s538 de 60 pés em uma de suas puxadas. O piloto do carro #336 conquistou nesta etapa o recorde da categoria com um incontestável 10s144. A vitória ficou decidida na reação entre, Kiki como é conhecido Ricardo Duarte, e Marcelo Prezotto carro #316. Kiki fez o tempo de 10s263 na pista, mas com a reação de 0s180. O piloto da Kadu Racing venceu na reação com 0s066 mais 10s341. Foram 0s036 de diferença. Gustavo Alvares Guimaraes #284 foi o terceiro.
Dianteira Super >DS
Mateus Berta trouxe seu Gol #119 pela primeira vez em uma puxada oficial e levou a vitória. Malton Porto Farias, veio da DO, com pneus drag radial, e espetou 12s186, o que seria recorde na categoria de seu carro. Com este tempo ele passou para a disputa da final com Berta. Mas o piloto do Gol Laranja #177 acabou queimando a final e presenteando a vitória a o #119. Na semifinal, Ricardo Thomas de Carvalho com o Kadett#445 aspirado, teve que largar novamente devido a um problema na cronometragem, acusando de ter queimado a largada, mas o carro estava parado. Ele acabou efetuando uma nova largada e teve problemas ao engatar uma das marchas e fez um tempo abaixo o de Malton. O#445 ficou com a terceira colocação. O Fit de Felipe Joannpeter#73 teve problemas de quebra de motor nos treinos e não disputou a categoria.
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Mateus Berta trouxe seu Gol #119 pela primeira vez em uma puxada oficial e levou a vitória. Malton Porto Farias, veio da DO, com pneus drag radial, e espetou 12s186, o que seria recorde na categoria de seu carro. Com este tempo ele passou para a disputa da final com Berta. Mas o piloto do Gol Laranja #177 acabou queimando a final e presenteando a vitória a o #119. Na semifinal, Ricardo Thomas de Carvalho com o Kadett#445 aspirado, teve que largar novamente devido a um problema na cronometragem, acusando de ter queimado a largada, mas o carro estava parado. Ele acabou efetuando uma nova largada e teve problemas ao engatar uma das marchas e fez um tempo abaixo o de Malton. O#445 ficou com a terceira colocação. O Fit de Felipe Joannpeter#73 teve problemas de quebra de motor nos treinos e não disputou a categoria.
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Traseira Super > TS
Aldoir Sette#7 levou a melhor com seu Fusca AP aspirado. Sette registrou 10s559 mais 0s364 no farol, contra 11s547 mais 0s172 do Opala aspirado de Ario Sabbi#127. Dodge de Allan Pasa#747 acabou ficando de fora da disputa por problemas.Traseira Super
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Força Livre Dianteira > FLD
Javier Di Maio voltou, com o agregado original dentro do regulamento, e quase conseguiu o recorde da categoria, e foi o único a andar nos 8s cravando o tempo de 8s971. Por problemas ele acabou na terceira colocação. Sérgio Ganga#3900, conhecido como Sapinho, faturou mais uma com na FLD. Ele venceu com o tempo nos 402 metros. O menor tempo do sapo foi 9s1 no fim de semana foi. Jader Crolow#938, veio pela primeira vez no Velopark e registrou 9s330 durante a competição. Mas enfrentou problemas e não finalizou os 402 metros na puxada decisiva.
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Força Livre Traseira > FLT
Agora nitrado Aldoir Sette#7 venceu os turbos na FLT. O gás fez a diferença e Sette faturou com 10s226 mais 0s138, contra 11s424 mais 0s506 de Marcio Sidnei da Silva Freitas#2 foi o segundo colocado. Rafael Moreno#3. A quebra de um dos cabeçotes do Fusca de Sandro José Bruno, o deixou fora da competição.
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Estruturada > EST
A tão esperada briga entre o Opala de Douglas Carbonera#46 e Luis Claudio Amanajás#58 não aconteceu, Carbonera sofreu um problema no sábado e teve que abortar o final de semana: “Ocorreu um problema na alimentação, também tem o problema de carrega a turbina. Então enquanto o pessoal trabalha com 2,o Kg eu to com 0, 6 Kg de pressão , o carro não ta saindo legal. E agora com a vibração do carter a gente perdeu pressão de óleo. Nos decidimos abortar esse fim de semana" declarou o piloto do Opala 46 da categoria Stock vulgo "Amarelão". Mesmo assim o piloto estava satisfeito com o progresso já que era segunda prova do carro e sua meta de entrar nos 8s foi alcançada. Ele Registou nos treinos 8s685.
Ser o primeiro 6cc a entrar na casa dos 7segundos para um carro com portas(Doorslammer) foi o motivo de maior comemoração do piloto da Caravan #58 Luis Claudio Amanajás. A perua sofreu modificações e foi alongada, e com isso o piloto que veio de Macapá(AP) fez história na arrancada brasileira ao estampar os seguintes tempos: 1s245 nos 60 pés, 3s306 nos 100 metros, 5s035 nos 201 metros, 6s494 nos 301 metros e incríveis, estúpidos, definam um elogio, 7s822 nos 402 metros.” So tenho agradecer a todos, a Flash que me proporcionou este carro maravilhoso” disse o piloto na pista para Pepe o locutor logo após o recorde. Eduardo Andreatta#555 andou com a Saveiro tubular pela primeira vez no Velopark, e faturou a segunda posição com 11s631.
A tão esperada briga entre o Opala de Douglas Carbonera#46 e Luis Claudio Amanajás#58 não aconteceu, Carbonera sofreu um problema no sábado e teve que abortar o final de semana: “Ocorreu um problema na alimentação, também tem o problema de carrega a turbina. Então enquanto o pessoal trabalha com 2,o Kg eu to com 0, 6 Kg de pressão , o carro não ta saindo legal. E agora com a vibração do carter a gente perdeu pressão de óleo. Nos decidimos abortar esse fim de semana" declarou o piloto do Opala 46 da categoria Stock vulgo "Amarelão". Mesmo assim o piloto estava satisfeito com o progresso já que era segunda prova do carro e sua meta de entrar nos 8s foi alcançada. Ele Registou nos treinos 8s685.
Ser o primeiro 6cc a entrar na casa dos 7segundos para um carro com portas(Doorslammer) foi o motivo de maior comemoração do piloto da Caravan #58 Luis Claudio Amanajás. A perua sofreu modificações e foi alongada, e com isso o piloto que veio de Macapá(AP) fez história na arrancada brasileira ao estampar os seguintes tempos: 1s245 nos 60 pés, 3s306 nos 100 metros, 5s035 nos 201 metros, 6s494 nos 301 metros e incríveis, estúpidos, definam um elogio, 7s822 nos 402 metros.” So tenho agradecer a todos, a Flash que me proporcionou este carro maravilhoso” disse o piloto na pista para Pepe o locutor logo após o recorde. Eduardo Andreatta#555 andou com a Saveiro tubular pela primeira vez no Velopark, e faturou a segunda posição com 11s631.
Import >IMP
Anderson Dick# 35trouxe seu Calibra e conseguiu o melhor tempo com 10s894 . Marcelo Silveira da Costa Netto #747, veio com seu belo Porsche Boxter rodando de São Paulo, e foi o segundo colocado.
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Stock > S
Depois de conseguir domar com extrema perícia a Caravan que insistia em sair de lado e segurar,alinhar e registrar 8s413, Luiz Cláudio Amanjás #58 faturou a Stock. Não contente ele quebrou o recorde com 8s074 no final dos 402 metros. O piloto da #58 mostrou muita perícia e sangue frio para segurar a Caravan, que logo após os 402 metros, saiu violentamente de traseira em direção a pista da esquerda. Luis Claudio acionou o pára-quedas do bólido e o trouxe novamente para o trilho.O segundo colocado, Fabio Andréis #220, registrou 11s098 com a Eclipse 4x4 turbo.
* Recorde: Luis Claudio Amanajás - 8s074
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Velopark Drag Series> DSS
Com os tempos muito competitivos, vale a reação e a tocada do piloto na Drag Series. Leonardo Garcia #998 quem aliou melhor e levou com 7s789, contra 7s881 de Luis Francisco Dietrich #6. Felipe Johanpetter#73 ficou na terceira posição, com a queima de largada de Marcelo Griebler# 48 na disputa da terceira colocação.
Quebras.O que nenhum piloto gosta aconteceu com os dois da Top Acohol. Alejandro Sanchez#1 teve problemas no sábado :"Aconteceu um problema na junta do motor e também na camisa”. No domingo pela manhã o piloto sofreu uma quebra em que foi possível ver uma explosão do motor e uma bola de fogo. O Show pirotécnico ainda continuaria com Sidnei Frigo#88 que sofreu um back-fire no sábado e peças foram arremessada longe, como a imagem diferente na noite na pista conforme a foto mostra. Assim ambos os pilotos conseguiram uma puxada sem muito brilho em que Frigo Grandão levou a vitória com 7s193 contra 8s242 Sanchez.
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Velopark Drag Series> DSS
Com os tempos muito competitivos, vale a reação e a tocada do piloto na Drag Series. Leonardo Garcia #998 quem aliou melhor e levou com 7s789, contra 7s881 de Luis Francisco Dietrich #6. Felipe Johanpetter#73 ficou na terceira posição, com a queima de largada de Marcelo Griebler# 48 na disputa da terceira colocação.
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Drag Bike >DB
Eduardo Bernasconi foi o primeiro brasileiro com uma moto a entrar na casa dos 9s nos 402 metros. Nesta etapa faz história de novo ao ser o primeiro a entrar na casa dos 8s. Será que vem os 7s? Com uma nova moto, uma Suzuki Srad 1.000 turbo, que tem entre 300cv e 400cv Bernasconi engoliu os 402 metros em 8s932. O piloto do foguete quer baixar mais o tempo, pois pretende trocar a embreagem por uma adequada já que sua moto que insistia em patinar durante as puxadas.
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Drag Bike >DB
Eduardo Bernasconi foi o primeiro brasileiro com uma moto a entrar na casa dos 9s nos 402 metros. Nesta etapa faz história de novo ao ser o primeiro a entrar na casa dos 8s. Será que vem os 7s? Com uma nova moto, uma Suzuki Srad 1.000 turbo, que tem entre 300cv e 400cv Bernasconi engoliu os 402 metros em 8s932. O piloto do foguete quer baixar mais o tempo, pois pretende trocar a embreagem por uma adequada já que sua moto que insistia em patinar durante as puxadas.
Dragster Top Alcohol >DT
Quebras.O que nenhum piloto gosta aconteceu com os dois da Top Acohol. Alejandro Sanchez#1 teve problemas no sábado :"Aconteceu um problema na junta do motor e também na camisa”. No domingo pela manhã o piloto sofreu uma quebra em que foi possível ver uma explosão do motor e uma bola de fogo. O Show pirotécnico ainda continuaria com Sidnei Frigo#88 que sofreu um back-fire no sábado e peças foram arremessada longe, como a imagem diferente na noite na pista conforme a foto mostra. Assim ambos os pilotos conseguiram uma puxada sem muito brilho em que Frigo Grandão levou a vitória com 7s193 contra 8s242 Sanchez.
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Esta foi uma etapa em que não se espera muito e acabou surpreendendo muito. Pela aderência na pista,por todos os recordes conquistados, o mais espantoso foi que quase consecutivamente caia os tempos. A II etapa da Copa Brasil de Arrancada vai deixar saudades por isso programe-se e vá ver de perto esta festa no autódromo. A terceira etapa da Copa Brasil VeloPark de Arrancada 2009 acontecerá nos dias 26 e 27 de Setembro.
OBS: As fotos estamos disponibilizando um espaço maior para armazenagem, por isso pedimos que aguardem amis um pouco e terão todas as fotos da etapa.
Confira alguns videos: São videos amadores feitos por mim ..logo teremos ua camera melhor.
Colaboração com os tempos do nosso parcero DragsterBrasil
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