por Ricardo http://rallyazores.blogspot.com/
Com o prazo das inscrições tanto para as equipas WRC, como para o PWRC e SWRC, terminam no próximo dia 12 de Dezembro, muitas ainda são as incertezas sobre quem vai competir com quem na temporada 2012.
A Citroën Racing foi a primeira equipa a definir a sua linha de pilotos, mantendo o campeão Sébastien Loeb mas, dispensou Sébastien Ogier e contrataram Mikko Hirvonen por dois anos.
Embora tivesse sido negado pela Citroën, tudo indica que Nasser Al-Attiyah vai disputar a temporada completa, ao volante de um terceiro DS3 WRC oficial com as cores do Qatar. A fonte (rallyemotions.it) adiantou que todos os carros da equipa oficial vão ostentar as mesmas cores do que o carro de Al-Attiyah pois, parece que a Red Bull deixa de patrocinar a equipa campeã.
A mesma fonte, disse que a Citroën vai disponibilizar uma versão RRC (Regional Rally Car) do DS3, para Nasser Al-Attiyah disputar o campeonato FIA do Médio Oriente.
Segundo a sua pagina do Twitter, Kevin Abbring Jr. está hoje a testar o DS3 com que Ogier disputou o último Wales Rally GB. O jovem piloto holandês tem dado nas vistas e poderá estar perto de dar um salto importante na sua carreira. Talvez na Citroën ou noutro construtor.
Peter van Merksteijn Jr. disputou a sua primeira temporada em 2011, com um dos DS3. No entanto, o piloto holandês ainda não revelou quais são os seus planos para próxima temporada.
A Volkswagen está a testar pilotos, já rodou com o novo carro e para 2012, já contratou o primeiro piloto (Sébastien Ogier) e tem muitos outros em vista. No entanto, a marca alemã só vai competir no WRC a partir de 2013 mas, vai ter um ano de testes intensivos e vai continuar com o seu programa no mundial com os Skoda Fabia S2000.
Os nomes possíveis para o segundo piloto são muitos pois, fala-se em Andreas Mikkelsen, Juho Hänninen, Petter Solberg e Kevin Abbring Jr., com este último, a receber criticas positivas por parte dos responsáveis da equipa, devido aos bons resultados com o Fabia S2000.
Mikkelsen foi apontado como garantido na equipa Volkswagen mas, oficialmente, apenas garantiu mais uma temporada no IRC com a Skoda UK, onde vai defender o seu título.
O futuro da Ford ainda é incerto pois, perdeu o patrocínio da Abu Dhabi e a Ford Europe ainda não confirmou oficialmente o apoio à equipa M-Sport de Malcolm Wilson. No entanto, com ou sem o apoio da Ford, a M-Sport vai estar presente no WRC 2012 e Malcolm Wilson disse que está perto de uma solução.
Com a saída de Hirvonen da equipa, Jari-Matti Latvala passou finalmente para número 1 na M-Sport. O finlandês está cada vez melhor ao volante do Fiesta e poderá ser um sério candidato na corrida ao título 2012.
Ott Tänak impressionou na temporada 2011 e deu boa conta de si no último Wales Rally GB, ao volante de um Fiesta WRC equipado com Pneus DMACK. O protegido de Markko Martin, vai disputar no próximo fim-de-semana o Rallye du Var, onde vai estar com Latvala novas soluções no Fiesta WRC, tendo em vista o Rallye Monte Carlo.
Com Ogier ao ter assinado pela Volkswagen, Tänak ficou com uma porta aberta para ingressar numa equipa de topo mas, haverá certamente mais candidatos.
Com o fim do apoio por parte da Stobart, a segunda equipa da Ford poderá desaparecer mas, Mads Ostberg também tem a sua própria estrutura (ADAPTA), sendo uma hipótese no WRC 2012 ou então, também passou a ser um dos candidatos a segundo piloto da equipa principal.
Corre o rumor que os irmãos Petter e Henning Solberg poderão formar uma nova equipa e que as viaturas poderão ser dois Ford Fiesta WRC. Petter também tem sido apontado como um sério candidato para companheiro de equipa de Latvala ou até na Volkswagen.
Martin Prokop já confirmou oficialmente que vai disputar 10 eventos do WRC em 2012, ao volante de Fiest RS WRC com que disputou o último Wales Rally GB. As escolhas do piloto checo vão residir apenas nos eventos europeus.
Ken Block vai continuar no WRC mas, terá um programa mais reduzido com apenas 6 eventos. O piloto norte americano vai continuar a ter uma época preenchida mas, os seus patrocinadores deram prioridade aos eventos nos Estados Unidos.
Com a saída de Hirvonen da equipa, Jari-Matti Latvala passou finalmente para número 1 na M-Sport. O finlandês está cada vez melhor ao volante do Fiesta e poderá ser um sério candidato na corrida ao título 2012.
Ott Tänak impressionou na temporada 2011 e deu boa conta de si no último Wales Rally GB, ao volante de um Fiesta WRC equipado com Pneus DMACK. O protegido de Markko Martin, vai disputar no próximo fim-de-semana o Rallye du Var, onde vai estar com Latvala novas soluções no Fiesta WRC, tendo em vista o Rallye Monte Carlo.
Com Ogier ao ter assinado pela Volkswagen, Tänak ficou com uma porta aberta para ingressar numa equipa de topo mas, haverá certamente mais candidatos.
Com o fim do apoio por parte da Stobart, a segunda equipa da Ford poderá desaparecer mas, Mads Ostberg também tem a sua própria estrutura (ADAPTA), sendo uma hipótese no WRC 2012 ou então, também passou a ser um dos candidatos a segundo piloto da equipa principal.
Corre o rumor que os irmãos Petter e Henning Solberg poderão formar uma nova equipa e que as viaturas poderão ser dois Ford Fiesta WRC. Petter também tem sido apontado como um sério candidato para companheiro de equipa de Latvala ou até na Volkswagen.
Martin Prokop já confirmou oficialmente que vai disputar 10 eventos do WRC em 2012, ao volante de Fiest RS WRC com que disputou o último Wales Rally GB. As escolhas do piloto checo vão residir apenas nos eventos europeus.
Ken Block vai continuar no WRC mas, terá um programa mais reduzido com apenas 6 eventos. O piloto norte americano vai continuar a ter uma época preenchida mas, os seus patrocinadores deram prioridade aos eventos nos Estados Unidos.
Dennis Kuipers e Evgeny Novikov ainda não revelaram os seus planos para 2012 mas, vão certamente tentar reunir esforços para marcar mais uma temporada com a nova geração dos carros WRC.
Jari Ketomaa também tem vontade de montar um projeto ambicioso para 2012, muito provavelmente, ao volante de Ford Fiesta RS WRC mas, ainda nada foi oficializado.
Tal como a Ford, a Mini ainda não encontrou um forte patrocinador para garantir a temporada completa mas, os carros desenvolvidos pela Prodrive vão marcar presença em 2012, correndo o risco de efectuar poucos testes, caso não consigam apoios.
Daniel Sordo e Kris Meeke deverão continuar na equipa liderada por David Richards mas, no entanto, ainda nada foi oficializado.
Daniel Sordo e Kris Meeke deverão continuar na equipa liderada por David Richards mas, no entanto, ainda nada foi oficializado.
Armindo Araújo já deu a conhecer a intenção de continuar com o seu projeto e garantiu mais apoio da Mini alemã, para prosseguir no seu segundo ano consecutivo com uma viatura WRC.
Acredita-se que muitos outros projetos possam aparecer ao longo da temporada, tal como aconteceu em 2011. Daniel Oliveira também poderá continuar no campeonato mundial e poderão aparecer esporadicamente, um ou outro piloto ao volante de um Mini.
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