POR HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
Desde o momento em que a Toyota anunciou o seu programa oficial que um rumor começou a circular de que haveria um segundo construtor nipónico próximo também de anunciar um programa oficial em protótipos para Le Mans. Mazda, Nissan e Honda são os suspeitos, mas o dailysportscar.com diz-se convencido de que se trata da... Honda.
Segundo o sítio inglês, a única dúvida no momento reside em saber se se irá tratar de um esforço de fábrica, à imagem da Toyota, Audi ou Peugeot, ou se a Honda irá providenciar apoio oficial a uma equipa já existente. Aqui no Le Mans Portugal, acreditamos de que se tratará da última hipótese: no Estoril, chegou ao nosso conhecimento de que a Strakka Racing, que havia anunciado a intenção de competir no Mundial de Resistência com o novo HPD ARX-03a, iria contar com o mesmo apoio da Honda que a Highcroft chegou a ter por parte da Acura/Honda no ALMS.
A Highcroft iria correr em algumas provas da temporada deste ano da ILMC com o HPD ARX-01e LMP1, mas este acabaria por só marcar presença nas 12 Horas de Sebring — onde deu boa luta aos diesel — após as quais a Honda retiraria o seu apoio devido a questões financeiras causadas não só pela actual crise económica, como também devido ao desastre natural que assolou o Japão no início do ano.
Sabe-se ainda que antes da Honda ter colocado de parte o programa LMP1, a Wirth Reserach estava já a desenvolver um chassis coupe para a marca, como o próprio Nick Wirth confirmaria (ver notícia). O futuro da marca nipónica deverá passar pelo referido coupe, mas provavelmente só em 2013 ou mesmo em 2014 quando entrar em vigor um novo regulamento. Certo é que por onde ande a Toyota, anda também a Honda - as duas marcas nipónicas mantêm uma saudável rivalidade há longos anos, e a Honda não ficará certamente de braços cruzados a ver a Toyota tentar conquistar Le Mans e o Mundial de Resistência.
No meio de tanto rumores, o endurance-info.com coloca alguma água na fervura: entrando em contacto com a HPD, esta apenas confirma que em 2012 os motores terão a designação "Honda" e que o logótipo da marca japonesa irá aparecer em todos os protótipos em vez do logótipo da HPD.
Fonte: dailysportscar.com e endurance-info.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário