VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com/
A Peugeot terminou a temporada 2011 em grande estilo conquistando a sexta vitória e quarta dobradinha em sete corridas. Anthony Davidson e Sebastien Bourdais impuseram o 908 #7 em Zhuhai frente aos seus colegas do #8 Franck Montagny e Stephane Sarrazin, após uma disputa bem animada onde o protótipo da marca francesa demonstrou uma vez uma imbatível combinação de desempenho, fiabilidade e resistência. A dobradinha conquistada hoje na China coroa uma temporada de sucesso que fica marcada pela conquista do segundo título ILMC por parte da Peugeot após 7 corridas em que conquistou 5pole positions, 6 vitórias, 4 dobradinhas, 13 lugares no pódio e 7 voltas mais rápidas.
Nas 6 Horas de Zhuhai, última prova da temporada de 2011, a estratégia fez a diferença. "Face ao calor e às condições de pista, fomos adaptando as nossas escolhas ao longo da corrida", afirmou Sebastien Bourdais. "Cumpri assim um três turnos, dois dos quais com o mesmo jogo de pneus. Isso ajudou-nos a fazer a diferença para os Audi, que estavam muito rápidos."
Esta opção ousadia acabou por dar os seus frutos, com Sebastien Bourdais e Anthony Davidson a conquistarem, juntos, a sua segunda vitória da temporada, graças a um ritmo constante. Até ao final desta corrida emocionante, a dupla do #7 manteve uma pequena vantagem sobre Stephane Sarrazin e Franck Montagny, com os dois Peugeot, mantendo o mesmo ritmo, a conseguirem aumentar gradualmente a vantagem para os seus perseguidores.
À imagem do que foi a temporada, marcada por uma intensa luta intensa pelos lugares cimeiros, a gestão do tráfego revelou-se uma vez mais a chave para esta corrida, assim como a utilização de pneus, com a perícia dos pilotos do Team Peugeot Total a fazer a diferença nesta área crucial das corridas de endurance, tendo realizado mais uma corrida sem falhas no sinuoso traçado de Zhuhai.
Uma fiabilidade exemplar, com um registo de apenas um abandono, e um baixo consumo de combustível e pneus estão entre os destaques do novo 908, o protótipo lançado pela marca francesa no início da temporada que conquistou na China a sua quinta vitória em sete possíveis. "A vitória de hoje começou a desenhar-se a partir do primeiro terço da corrida", resume Bruno Famin, Director Técnico da Peugeot Sport. "Os nossos adversários foram muito rápidos no início da prova, obrigando-nos a adaptar a nossa estratégia, especialmente em termos de escolha de pneus. Vencer aqui era o segundo objectivo da temporada para a Peugeot, dada importância que o mercado chinês tem para a marca. E cumprimos esse objectivo em grande estilo, com uma primeira linha da grelha 100%, a dobradinha na corrida e ainda a volta mais rápida. Este ano nós ganhamos seis das sete corridas do calendário [NdR: incluindo a vitória em Sebring, conquistada pela Oreca com o 'velho' 908 HDI]. Qualquer um dos confrontos com os nossos adversários foram muito intensos e emocionantes. Tecnicamente, apenas tivemos um problema, na Petit Le Mans, mas, depois de rapidamente analisado, reagimos em conformidade. É uma época bonita que termina hoje."
Sebastien Bourdais, Peugeot 908 #7: "Parti bem, mas fiquei preso no tráfego, em benefício dos nossos adversários. É algo que, acontece frequentemente, uma vez que somos os primeiros a alcançar os carros mais lentos. Decidimos então mudar de táctica, e com sucesso. Esta corrida é um reflexo da temporada: muito disputada no início, mas com os nossos adversários a perderem depois o contacto com o desenrolar dos acontecimentos. Mas em termos de performance, a luta foi bem mais cerrada do que o resultado parece indicar. Esta dobradinha coroa uma bela temporada. Para mim, foi a terceira vitória. A equipa esteve muito forte esta temporada e com os pilotos muito homogéneos."
Anthony Davidson, Peugeot 908 #7: "Foi uma corrida interessante, imprevisível e táctica. O comportamento do carro foi perfeito. Os pneus não funcionaram muito bem no início na corrida, mas não entramos em pânico e mudamo-los durante o primeiro turno. O carro, em seguida, começou a comportar-se muito bem. E quanto mais a pista aquecia, mais borracha lá ficava agarrada, o que era melhor para nós. Estamos todos muito satisfeitos com a temporada que acaba de terminar. Demonstramos em todos os circuitos o elevado nível de desempenho do Peugeot 908 e do Team Peugeot Total."
Stephane Sarrazin, Peugeot 908 #8: "Este fim de semana, os meus três companheiros de equipa foram muito rápidos e ninguém cometeu qualquer erro. Nós demos tudo e todos fizeram um óptimo trabalho. Foi uma temporada muito boa para a Peugeot, com um segundo título consecutivo na ILMC e uma segunda vitória consecutiva aqui na China."
Franck Montagny, Peugeot 908 #8: "Esperávamos uma corrida competitiva, como tem sido o caso neste circuito. Os quatro carros largaram com diferentes configurações de pneus no início da corrida, mas o nosso não me agradava particularmente no início. Estávamos na luta pela vitória até ao meu segundo turno, quando me vi apanhado no tráfego e perdi uma quinzena de segundos por causa um falso alarme de 'safety-car'. Estou muito satisfeito com este resultado e, de um modo geral, muito feliz com esta temporada. Provamos que podemos vencer com ideias e tecnologias diferentes das do nosso adversário principal."
Fonte: comunicado de imprensa da Peugeot Sport
Nas 6 Horas de Zhuhai, última prova da temporada de 2011, a estratégia fez a diferença. "Face ao calor e às condições de pista, fomos adaptando as nossas escolhas ao longo da corrida", afirmou Sebastien Bourdais. "Cumpri assim um três turnos, dois dos quais com o mesmo jogo de pneus. Isso ajudou-nos a fazer a diferença para os Audi, que estavam muito rápidos."
Esta opção ousadia acabou por dar os seus frutos, com Sebastien Bourdais e Anthony Davidson a conquistarem, juntos, a sua segunda vitória da temporada, graças a um ritmo constante. Até ao final desta corrida emocionante, a dupla do #7 manteve uma pequena vantagem sobre Stephane Sarrazin e Franck Montagny, com os dois Peugeot, mantendo o mesmo ritmo, a conseguirem aumentar gradualmente a vantagem para os seus perseguidores.
À imagem do que foi a temporada, marcada por uma intensa luta intensa pelos lugares cimeiros, a gestão do tráfego revelou-se uma vez mais a chave para esta corrida, assim como a utilização de pneus, com a perícia dos pilotos do Team Peugeot Total a fazer a diferença nesta área crucial das corridas de endurance, tendo realizado mais uma corrida sem falhas no sinuoso traçado de Zhuhai.
Uma fiabilidade exemplar, com um registo de apenas um abandono, e um baixo consumo de combustível e pneus estão entre os destaques do novo 908, o protótipo lançado pela marca francesa no início da temporada que conquistou na China a sua quinta vitória em sete possíveis. "A vitória de hoje começou a desenhar-se a partir do primeiro terço da corrida", resume Bruno Famin, Director Técnico da Peugeot Sport. "Os nossos adversários foram muito rápidos no início da prova, obrigando-nos a adaptar a nossa estratégia, especialmente em termos de escolha de pneus. Vencer aqui era o segundo objectivo da temporada para a Peugeot, dada importância que o mercado chinês tem para a marca. E cumprimos esse objectivo em grande estilo, com uma primeira linha da grelha 100%, a dobradinha na corrida e ainda a volta mais rápida. Este ano nós ganhamos seis das sete corridas do calendário [NdR: incluindo a vitória em Sebring, conquistada pela Oreca com o 'velho' 908 HDI]. Qualquer um dos confrontos com os nossos adversários foram muito intensos e emocionantes. Tecnicamente, apenas tivemos um problema, na Petit Le Mans, mas, depois de rapidamente analisado, reagimos em conformidade. É uma época bonita que termina hoje."
Sebastien Bourdais, Peugeot 908 #7: "Parti bem, mas fiquei preso no tráfego, em benefício dos nossos adversários. É algo que, acontece frequentemente, uma vez que somos os primeiros a alcançar os carros mais lentos. Decidimos então mudar de táctica, e com sucesso. Esta corrida é um reflexo da temporada: muito disputada no início, mas com os nossos adversários a perderem depois o contacto com o desenrolar dos acontecimentos. Mas em termos de performance, a luta foi bem mais cerrada do que o resultado parece indicar. Esta dobradinha coroa uma bela temporada. Para mim, foi a terceira vitória. A equipa esteve muito forte esta temporada e com os pilotos muito homogéneos."
Anthony Davidson, Peugeot 908 #7: "Foi uma corrida interessante, imprevisível e táctica. O comportamento do carro foi perfeito. Os pneus não funcionaram muito bem no início na corrida, mas não entramos em pânico e mudamo-los durante o primeiro turno. O carro, em seguida, começou a comportar-se muito bem. E quanto mais a pista aquecia, mais borracha lá ficava agarrada, o que era melhor para nós. Estamos todos muito satisfeitos com a temporada que acaba de terminar. Demonstramos em todos os circuitos o elevado nível de desempenho do Peugeot 908 e do Team Peugeot Total."
Stephane Sarrazin, Peugeot 908 #8: "Este fim de semana, os meus três companheiros de equipa foram muito rápidos e ninguém cometeu qualquer erro. Nós demos tudo e todos fizeram um óptimo trabalho. Foi uma temporada muito boa para a Peugeot, com um segundo título consecutivo na ILMC e uma segunda vitória consecutiva aqui na China."
Franck Montagny, Peugeot 908 #8: "Esperávamos uma corrida competitiva, como tem sido o caso neste circuito. Os quatro carros largaram com diferentes configurações de pneus no início da corrida, mas o nosso não me agradava particularmente no início. Estávamos na luta pela vitória até ao meu segundo turno, quando me vi apanhado no tráfego e perdi uma quinzena de segundos por causa um falso alarme de 'safety-car'. Estou muito satisfeito com este resultado e, de um modo geral, muito feliz com esta temporada. Provamos que podemos vencer com ideias e tecnologias diferentes das do nosso adversário principal."
Fonte: comunicado de imprensa da Peugeot Sport
Foto: © PEUGEOT SPORT
Nenhum comentário:
Postar um comentário