sábado, 17 de setembro de 2011

LMC – LMS / SILVERSTONE: CORRIDA DIFÍCIL PARA A BMW NA ILMC


VITOR RIBEIRO http://www.lemansportugal.com/

A quinta ronda do 2011 Intercontinental Cup Le Mans (ILMC) 2011, que se disputou no passado fim-de-semana em Silverstone (GB), não correu conforme o planeado para a BMW Motorsport. Após 6 horas de corrida, Andy Priaulx e Uwe Alzen terminaram no quarto lugar na classe GTE, ao volante do BMW M3 GT #56, enquanto o carro #55, de Augusto Farfus e Jörg Müller , cruzou a linha de chegada em sexto. A corrida foi vencida pelo Ferrari de Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni.

Ambos os BMW M3 GT largaram da primeira linha da grelha, mas perderam tempo nas fases iniciais da corrida. Os pilotos encarregues da largada, Priaulx e Farfus, relataram falta de aderência e caíram na classificação. Além disso, o piloto brasileiro, ao fim de aproximadamente 50 minutos de corrida, teve ainda o azar de ver o segundo safety car entrar em pista mesmo à sua, isolando-o da liderança da classe GTE. Priaulx teve defazer uma paragem, atrasando-o também ainda mais relativamente aos homens da frente.

À medida que as seis horas de corrida foram passando, os pilotos da marca alemã foram, então, capazes de melhorar o seu jogo, tirando partido do forte desempenho na qualificação. Fazendo, consistentemente, tempos muito competitivos, foram recuperando, volta a volta, algum do terreno perdido. No final da prova, Alzen e Müller receberam a bandeirada de xadrez nas quarta e sexta posições.

Até ao final da temporada, mais duas rondas da ILMC estão programadas: em 01 de Outubro, o BMW Team RLL irá não só lutar por mais pontos ILMC na "Petit Le Mans", a disputar no circuito de Road Atlanta (EUA), mas também manter debaixo de olho os títulos no American Le Mans Series; cerca de mês e meio depois, a 13 de Novembro, a temporada ILMC encerrar no "Circuito Internacional de Zhuhai", na China, com o BMW Team Schnitzer a regressar à acção com os seus BMW M3 GT.



Charly Lamm (Team Manager): "Obviamente, não se podemos ficar satisfeitos quando se iniciamos uma corrida a partir da primeira linha e a terminamos em quarto e sexto. Nas condições de hoje, de tempo fresco, lutamos para encontrar a aderência que precisávamos. Devido a isto, perdemos muito tempo, especialmente nos dois primeiros turnos. Ao longo da corrida voltamos ao nosso ritmo, mas por esta altura a diferença para os carros da frente já era muito grande. O período de 'safety car' revelou-se infeliz para o carro #55. Relativamente ao carro #56, tivemos de fazer uma paragem não programada."

Andy Priaulx (#56): "Eu acho que hoje extraímos o máximo de uma corrida difícil. Teria sido bom para terminar o meu regresso ao volante do BMW M3 GT no pódio - especialmente aqui em Silverstone - mas o quarto lugar foi tudo o que pudemos fazer hoje. No início, não foi fácil obter o máximo dos nossos pneus. No entanto, depois ficando melhor e melhor, e durante o meu segundo turno eu tinha uma sensação do carro. Infelizmente, já era tarde demais para lutar pelas primeiras posições."

Uwe Alzen (#56): "Infelizmente, o nível de aderência diminuiu drasticamente após as primeiras voltas. Conseguimos depois superar esse problema e fomos capazes de começar uma recuperação. Em geral, o BMW M3 GT funcionou muito bem aqui, mais uma vez, e fomos capazes de provar isso em várias fases da corrida. Se não tivéssemos tido aqueles problemas no início da corrida, o pódio teria sido possível, mas agora temos de estar satisfeitos com um ingrato quarto lugar."

Augusto Farfus (#55): "No princípio não tínhamos aderência, e além disso, tivemos a má sorte durante o período de 'safety car'. Normalmente, a nossa estratégia teria funcionado, só que o 'safety car' entrou mesmo à minha frente. Quando se perde tantas posições não há muita coisa que se possa fazer, mas nós lutamos arduamente e todos na equipa deram o seu melhor."

Jörg Müller (#55): "É realmente uma pena termos perdido tanto tempo devido ao período de 'safety car'. Seis horas é muito tempo, mas é realmente difícil recuperar uma grande desvantagem face um pelotão tão competitivo. Após um início difícil, encontramos um bom ritmo, mas simplesmente não foi possível ir mais além da 6ª posição."

Fonte: comunicado de imprensa da BMW Motorsport

Nenhum comentário: