7:47.794! Foi com este tempo que a Toyota estabeleceu um novo recorde de volta ao mítico Nordschleife, 1:14 minutos mais rápido que o tempo obtido pela Peugeot em Maio. O TMG EV 001 — equipado com pneus de estrada, com uma velocidade máxima de 260km/h e 800Nm de torque produzido por dois motores eléctricos — demonstrou que a tecnologia 100% eléctrica está cada vez mais perto de se tornar viável para a competição. Há pouco mais de um ano, o Pagani Zonda R foi apenas 1 minuto mais rápido...
Pascal Vasselon, Director para a Tecnologia da Toyota Motorsport GmbH (TMG): "Havia dois objectivos para este projecto: obviamente que queríamos estabelecer um novo recorde para veículos eléctricos (EV, do inglês 'electric vehicles'); e por outro lado, queríamos aprender mais sobre a nossa motorização eléctrica em condições extremas, e no automobilismo não há circuito mais extremo do que Nürburgring. Na volta recorde, o EV 001 teve melhor performance do que nos testes devido aos melhoramentos realizados já com base nesta experiência. Fizemos progressos graças à informação recolhida pelos nossos engenheiros, e futuros produtos EV vão beneficiar desta experiência."
O objectivo era claro quando a Toyota anunciou este pequeno projecto: bater o anterior recorde (9:01.338) com um tempo inferior a 8 minutos — e consegui-o! Os técnicos da TMG, o braço competitivo do gingante da industria automóvel japonesa, não escondem a sua satisfação, anunciando a continuação do desenvolvimento desta motorizarão eléctrica com vista à criação de uma competição monomarca num futuro muito próximo, assumindo ainda que serão feitas experiências com outros chassis.
E agora? Segue-se Le Mans?
Fonte: comunicado de imprensa da Toyota Motorsport GmbH
Foto:© TOYOTA MOTORSPORT GMBH
Nenhum comentário:
Postar um comentário