por HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com
A versão impressa da Autosport inglesa afirmou esta semana que a Oreca está activamente à procura de um construtor para avançar com a construção do Oreca 02 LMP1 coupe.
Durante a temporada de 2010, a Oreca confirmou que se encontrava a desenvolver um novo protótipo para a classe LMP1 — o Oreca 02 coupe — em simultâneo com o LMP2 "low-cost" Oreca 03. Pouco depois, Hugues de Chaunac, CEO da Oreca durante a apresentação do projecto conjunto com a Peugeot, afirmava que o Oreca 02 coupe seria colocado em estado de hibernação pois o construtor francês não teria meios financeiros para desenvolver um protótipo capaz de enfrentar os LMP1 diesel da Peugeot e Audi, embora o projecto estivesse pronto a ser construído.
Agora, segundo a Autosport, Chaunac estará em conversações com três construtores com vista à realização do projecto apresentando o Oreca 02 como "uma solução rápida para quem pretende ingressar no Mundial de Endurance". Embora nenhum nome tenha sido avançado, a Nissan parece ser o maior suspeito, dada a relação bem sucedida com o Oreca 03 Nissan na classe LMP2. No entanto, a Nissan é também apontada como possível parceira da Zytek (o preparador dos motores Nissan da LMP2) com vista a um programa oficial no futuro Mundial de Endurance.
Embora a Oreca só se tenha tornado num construtor em 2008 após a compra da Courage Competition, a sua equipa de competição tem fortes pergaminhos no desporto automóvel. Em Le Mans, a Oreca foi responsável pelo programa oficial da Mazda que resultou na surpreendente vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1991, e já este século esteve envolvida com a Chrysler, tanto no projecto LMP, como no projecto GT (com o Viper). No WTCC, a Oreca foi a parceira no programa oficial da SEAT desenvolvendo ainda o SEAT Leon Supercopa.
Fonte: edição impressa da revista inglesa Autosport
Nenhum comentário:
Postar um comentário