segunda-feira, 4 de abril de 2011

LMS - 6h de Le Castellet - Final


por Sérgio Carvalho

LMS: Pescarolo domina Paul Ricard

Famoso esquadrão francês vence em prova de recuperação; vencedores de classes incluem Greaves Motorsport (LMP2) e JMW Motorsport (GTE-Pro)



Às 6h de Le Castellet, marcaram o retorno da Pescarolo Sport que estava ausente do grid da Série Le Mans desde o ano passado na sequência de uma dissolução desagradável do team privado mais carismático. Ressuscitado durante a baixa temporada, graças a alguns amantes do esporte automotor, a equipe de Henri renasceu, com o objetivo de retornar às suas vitórias.

Ele precisou somente de uma corrida para o Pescarolo voltar ao degrau mais alto do pódio, após uma exibição dominante por parte do team francês famoso. Emmanuel Collard, Christophe Tinseau e Julien Jousse dirigiram com toda a sua capacidade o Pescarolo Judd a uma vitória inesquecível na abertuda da Le Mans Series.

O Pescarolo já estava no comando a partir do final da primeira hora, beneficiando de uma parada longa para o pole-sister #12 Rebellion Racing Lola B10/60 da Toyota, de Neel Jani, que tinha problemas de caixa. Com outros concorrentes LMP1 também caindo pelo caminho, incluindo a Quifel-ASM Team Zytek de Olivier Pla, que sofreu danos de suspensão a partir de um furo no pneu, dando a dica que poderia ser já na primeira prova a volta triunfal a LMS.


"É um grande resultado para nós, com certeza", disse Collard. "Após um ano sem competir e voltar aqui e ganhar a corrida é fantástico. Para ser honesto, eu fiquei um pouco surpreso porque o carro estava tão bem []. Sabíamos que durante a corrida que seriamos capaz de economizar os pneus. Foi uma grande corrida para nós. "

Tendo sido forçados a largar do final do pelotão, devido a problemas técnicos, Tinseau não perdeu tempo para subir na classificação. Com passagens muito boas feitas por Collard e Jousse, que marcou um retorno monumental para o topo da fama para a equipe tida como lenda das provas de endurance.

"É mais do que um sonho", disse Pescarolo. "Iniciar a temporada, um ano sem qualquer prova, e vencer a primeira é absolutamente fantástico. Temos três bons pilotos, bons pneus e o carro é muito bom. "

O n º 13 Rebellion Lola-Toyota de Andrea Belicchi e Jean-Christophe Boullion chegou em segundo depois de um atraso grande nos pits por causa de uma avaria na trava da porta ainda na primeira hora. Apesar de seus esforços de recuperar o terreno perdido, Boullion foi incapaz de recuperar o tempo perdido no início.

Quatro dos cinco protótipos LMP1 foram classificados no final, com exceção do N º 009 Aston Martin Racing AMR-One. O novo protótipo completou 96 voltas apenas, fazendo freqüentes paradas de pitstop, no que foi, efetivamente, uma sessão de teste para a equipe de George Howard-Chappell.


Greaves Motorsport subiu no degrau mais alto do pódio em LMP2 depois de uma prova perfeita de Tom Kimber-Smith, Gary Chalandon e Karim Ojjeh. O trio a bordo do N ° 41 Zytek Z11SN Nissan terminou quase uma volta à frente do n º 39 Pecom Racing Lola B11/40 Judd.

O pole-sister da classe n º 46 TDS 03 Oreca Racing Nissan sofreu um problema de direção na quarta hora, terminando de encontro ao muro, enquanto o similar preparado No. 45 TDS Racing máquina perdeu quatro voltas com um problema de bateria.

Com isso abriu a passagem para a terceira máquina movida com motor Nissan para a vitória dos fabricantes japoneses logo na primeira prova.

Apesar da pouca força no motor aparente, o team Strakka Racing HPD ARX-01d se apresentou um pouco bem, graças à eficiência de seu V6 Honda 2,8-litros twin-turbo. Danny Watts, Jonny Kane e Nick Leventis terminaram duas voltas atrás, em terceiro.

No GTE-Pro, a Ferrari teve um final 1-2-3-4 histórico com as suas F458 novas, com Rob Bell e James Walker da JMW Motorsport, obtiveram a vitória da classe na fente da outra F458 n º 51 AF Corse de Gimmi Bruni e Giancarlo Fisichella que apareceram em segundo lugar.

Os dois carros da marca do cavalo empinando desfrutaram uma batalha animada durante toda a prova, mas um problema na bomba de combustível na máquina da AF Corse obrigou ao team parar posteriormente deixando a disputa final subseqüente, mas garantiu a vitória para a Ferrari equipada com pneus Dunlop.

Bell retomou a liderança de Fisichella com 36 minutos para terminar a prova, mas o ex-Fórmula Um necessitou de uma nova parada para abastecer e troca de pneus. Com esse movimento o carro AF Corse ficou uma volta atrás e fora da luta, para o deleite de Bell e Walker.

"Nós tivemos um ligeiro problema, por isso optamos por ficar longe do apex nas curvas para cuidar do carro, que foi uma decisão sensata", disse Bell. "Nós pensamos que eles tinham que parar novamente, então eu realmente tive a oportunidade de alcançá-los. Então eu pensei porque não ultrapassá-lo? Foi muito bom sentir o gosto da vitória. "

Embora o n º 89 Hankook Team Farnbacher Ferrari de Dominik Farnbacher e Allan Simonsen tenha completado o pódio em terceiro, após incorrer em uma penalidade de um minuto stop-&-go cometida no pit lane, a história da prova começou pela largada ridícula.

Cinco carros GTE-classe, incluindo quatro Porsches, foram retiradas após um engavetamento na linha de largada / chegada. As luzes apagaram e veio o verde para sinalizar o início da corrida, mas o safety car ficou na pista, causando confusão em massa na parte de trás do grid.

O incidente colocou para fora o campeão de n º 2010 #77 Team Felbermayr-Proton, bem como os IMSA Performance Matmut RSRs 911 GT3, incluindo o GTE-Am pole.

Enquanto isso nenhuma explicação oficial foi dada ainda, o bizarro incidente foi o comentário geral da corrida no padock após o final da prova.

"Foi dado luz verde, a corrida tinha começado", disse Bell. "De repente, todos pararam em frente de mim. Quando percebi o que estava acontecendo, dois Porsches giravam à minha direita e dois Porsches estavam saindo à minha esquerda.

"Como coisas assim não podem acontecer em corridas profissionais, ou de qualquer corrida, eu não sei. Seja qual for o problema era que eles precisam ter uma boa olhada e talvez serem bem honestos na resposta. "

O Team Felbermayr-Proton teve um dia um pouco bom e ruim, como o seu Porsche n º 88 de Christian Ried e Horst Felbermayr Jr. e Sr. tomou a vitória na categoria GTE-Am. O trio alemão terminou à frente do Ferrari F430 da AF Corse GT de Piergiuseppe Perazzini, Marco Cioci e Stephane Lemeret, com o Kessel Racing Ferrari completando o pódio em terceiro.

A Le Mans Series vai para Spa-Francorchamps para a Rodada 2 a 7 de Maio, que também irá receber a segunda rodada da Le Mans da Copa Intercontinental.

Classificação final das 6h de Le Castellet

1 16 "LM"P1 Pescarolo Team Pescarolo - Judd
• COLLARD Emmanuel 185

2 13 "LM"P1 Rebellion Racing Lola B10/60 Coupé - Toyota
• BELICCHI Andrea 184

3 41 "LM"P2 Greaves Motorsport Zytek Z11SN - Nissan
• KIMBER-SMITH Tom 179

4 39 "LM"P2 Pecom Racing Lola B11/40 - Judd
• RUSSO Matias 179

5 42 "LM"P2 Strakka Racing HPD ARX - 01
• LEVENTIS Nick 177

6 45 "LM"P2 Boutsen Energy Racing Oreca 03 - Nissan
• DE CREM Nicolas 175

7 12 "LM"P1 Rebellion Racing Lola B10/60 Coupé - Toyota
• PROST Nicolas 175

8 20 "LM"P1 Quifel - ASM Team Zytek 09SC
• PLA Olivier 174

9 43 "LM"P2 RLR msport MG Lola EX265 - AER
• GAROFALL Rob 174

10 40 "LM"P2 Race Performance Oreca 03 - Judd
• EBBESVIK Thor-Christian 174

11 36 "LM"P2 RML HPD ARX -01d
• COLLINS Ben 173

12 95 FLM Pegasus Racing Formula Le Mans - Oreca - 09
• SCHELL Julien 170

13 93 FLM Genoa Racing Formula Le Mans - Oreca - 09
• JULIAN Elton 170

14 66 "LM"GTE PRO JMW Motorsport Ferrari F458 Italia
• BELL Rob 170

15 51 "LM"GTE PRO AF Corse Ferrari F458 Italia
• BRUNI Gianmaria 169

16 44 "LM"P2 Extreme Limite AM Paris Norma M200P - Judd
• ROSIER Fabien 169

17 88 "LM"GTE AM Team Felbermayr Proton Porsche 911 RSR (997)
• FELBERMAYR JR. Horst 167

18 61 "LM"GTE AM AF Corse Ferrari F430
• PERAZZINI Piergiuseppe 167

19 70 "LM"GTE AM Kessel Racing Ferrari F430
• PETER Philipp 167

20 82 "LM"GTE AM CRS Racing Ferrari F430
• HUMMEL Klaas 166

21 89 "LM"GTE PRO Hankook Team Farnbacher Ferrari F430 GT
• SIMONSEN Allan 163

22 72 "LM"GTE AM AF Corse Ferrari F430
• KAUFFMAN Robert 163

23 71 "LM"GTE PRO AF Corse Ferrari F458 Italia
• MELO Jaime 161

24 92 FLM Neil Garner Motorsport Formula Le Mans - Oreca - 09
• KEATING Steave 157

25 99 FLM JMB Racing Formula Le Mans - Oreca - 09
• RODRIGUES Manuel 142

26 86 "LM"GTE PRO Young Driver AMR Aston Martin Vantage
• ENGE Tomas 140

27 67 "LM"GTE AM IMSA Performance Matmut Porsche 911 RSR (997)
• NARAC Raymond 137

28 79 "LM"GTE PRO JOTA Aston Martin Vantage
• DOLAN Simon 105

29 009 "LM"P1 Aston Martin Racing Aston Martin AMR - One
• MÜCKE Stefan 96

30 91 FLM Hope Polevision Racing Formula Le Mans - Oreca - 09
• MORO Luca 93

31 46 "LM"P2 TDS Racing Oreca 03 - Nissan
• THIRIET Pierre 91

32 76 "LM"GTE PRO IMSA Performance Matmut Porsche 911 RSR (997)
• PILET Patrick 2

33 75 "LM"GTE PRO Prospeed Competition Porsche 911 RSR (997)
• HOLZER Marco 0

34 77 "LM"GTE PRO Team Felbermayr Proton Porsche 911 RSR (997)
• LIETZ Richard 0

Nenhum comentário: