quinta-feira, 3 de junho de 2010

24h de Le Mans - Classe LMP1...




por Sérgio Carvalho

Agora iremos a classe mais importante de todas, onde se concentram todas as atenções da mídia, a classe LMP1, ela já chegou a ser bem mais competitiva, mas desde o domínio dos diesel, a luta fica basicamente restrita a duas fábricas: Audi com seu R15+ e a Peugeot com seu 908Hdi Fap, que dizem ser a sua ultima corrida com suporte de fábrica, pois já estão trabalhando em um novo protótipo para a marca francesa e deve ser um modelo híbrido.

A divisão da classe está em movidos a diesel e movidos a gasolina, ou, como costumam dizer: diesel e não-diesel. A ACO está sobre uma pressão tremenda, pois o restante dos competidores querem uma equiparação entre os protótipos que seria algo até mais justo e a campanha para isso tem sido pesada com grandes fábricas, como Prodrive, BMW, Toyota, Acura, só para citar algumas, para que haja uma equiparação entre os modelos para que haja ao menos uma concorrência e a ACO se segura como pode para manter o status como está.

Até lançou o campeonato Mundial de Protótipos que a princípio não tinha empolgado muito e com poucas adesões, mas desde que as duas gigantes resolveram participar parece que vai deslanchar o LMIC (Le Mans International Cup).

Mas, vamos ao que interessa, as 24h serão divididas e bem na sua classificação, serão 18 protótipos a deslizar na traçado francês. Os diesel devem lutar pela vitória nas 24h e o restante deverá ocupar os outros lugares para ver quem é o melhor não-diesel. Nos diesel, teremos os pugs 908Hdi Fap em 02 teams, 3 protótipos de fábrica e 1 privado com o team Oreca. Nos modelos Audis teremos a família R (R15+ e R10) 3 R15+ de fábrica e 2 R10 privados, que não recebe desenvolvimento a 2 anos e falam que o R10 deverá lutar com os não-diesel na prova.

Essa batalha entre Audi e Peugeot tem tido capitulos a parte, ora um vence uma série, ora outro vence outra série e assim vão se encontrando pelas pistas, talvez o maior triunfo até agora tenha sido da Audi em vencer a chamada tríplice coroa da Endurance atual, levando as 24h de Le Mans, e as séries ALMS e LMS em 2008 onde venceram praticamento tudo. A Peugeot não se aventura muito na América, apenas em eventuais eventos como 12h de Sebring e 1000km de PLM (Petit Le Mans).

Começando pelos atuais vencedores das 24h.

#1 Peugeot 908 HDi FAP 5,5 litros V12 - Alexander Wurz/Marc Gené/Anthony Davidson

#2 Peugeot 908 HDi FAP 5,5 litros V12 - Stéphane Sarrazin/Franck Montagny/Nicolas Minassian

#3 Peugeot 908 HDi FAP 5,5 litros V12 - Sébastien Bourdais/Simon Pagenaud/Pedro Lamy

São os atuais campeões das 24h, depois de tempo tendo batalhas ferrenhas contra a Audi e perdendo as vezes nas últimas voltas, ou por questões de chuva, (sim, chuva, os leões não são confiáveis na chuva e se cair em Le Mans todos já sabem o resultado final), e são os recordistas em voltas rápidas no traçado francês. Mas, parece que no ano passado a sorte mudou um pouco de lado e os pugs levaram as 24h, nem tanto por competência dos leões, mas por falhas da concorrência.

Os leões são candidatos as 24h deste ano novamente e devem fazer a pole nas 24h, mas pole não garante vitória, precisa ter competência. Os franceses sonham ver o trio da casa levar as 24h que estão no protótotipo #2, pois no ano passado, a vitória veio com os pilotos estrangeiros capitaneado por Simon Pagenaud no protótipo #3 que não terá a companhia de David Brabham este ano, mas terá outros 2 bons pilotos na prova. E o protótipo #1 também tem bons pilotos e devem acompanhar os #2 e #3 ou como aconteceu no ano passado, surpreender e levar as 24h. Mas, o calcanhar de Aquiles destes foguestes está exatamente na natureza, pois ainda carecem de bom desempenho numa corrida debaixo da chuva e este fato ainda não foi regulamentado nos leões franceses, no último encontro com a Audi em Spa deu pugs, mas os Audis estavam com setup direfente do leões com chuva e tudo. O jeito é eles torcerem por tempo seco para não arriscarem uma derrota.

#4 Oreca Matmut Peugeot 908 HDi FAP 5,5 litros V12 - Olivier Panis/Nicolas Lapierre/Loic Duval

#6 Oreca Matmut Oreca 01 AIM V10 - Soheil Ayari/Didier André/Andy Meyrick

É a terceira aparição consecutiva da Oreca nas 24h, e este ano resolveram investir um pouco mais e trouxeram um 908Hdi Fap privado para lutar contra as 2 fábricas pelo podium. O começo na LMS com este 908 foi até animador fazendo a pole em HTTT, mas tiveram problemas e ficaram atrás de não-diesel no final da rodada e o mesmo em Spa, os melhores resultados tem sido com o não-diesel da marca. Se, o 908 ficar na pista pode chegar entre os líderes, caso contrário deverá lutar por um lugar entre os não-diesel da prova.

#5 Mansell Motorsport Beechdean Ginetta-Zytek 09S Zytek V8 - Nigel Mansell/Leo Mansell/Greg Mansell

Um team que corre em família, assim podemos dizer, o pai, todos conhecem, da F-1 e da F-Indy. Depois de uma aparição em 2009 com o team LNT com uma Ginetta-Zitek e um fracasso em Silverstone chegando em último lugar, resolveram montar um team próprio. Este ano, o debut em HTTT foi péssimo, chegaram em último e resoveram não ir até Spa para encararem as 24h, devem acompanhar os últimos não-diesel da classe.

#7 Audi Sport R15 TDI V10 5,5l - Allan McNish/Rinaldo Capello/Tom Kristensen

#8 Audi Sport R15 TDI V10 5,5l - Benît Tréluyer/Andre Lotterer/Marcel Fassler

#9 Audi Sport R15 TDI V10 5,5l - Mike Rockenfeller/Romain Dumas/Timo Bernhard

A Audi sofreu com a derrota de 2009, pois eles não estavam preparados para isso, acharam que era só chegar e vencer com o novo protótipo R15, sem ter sido feito muitos testes com ele, pois venceram as 12h de Sebring e acharam que havia sido o suficiente, um verdadeiro caso de soberba e viram seus carros quebrando ao longo das 24h de 2009, que sempre foram sinônimo de durabilidade e confiança.

Este ano deram uma boa ajeitada no R15 e receberam a designação de R15+ e ficou com um visual mais agressivo, mas, por força de regulamento foram barrados pelos pugs nas 12h de Sebring e acabaram não podendo correr contra os leões franceses. Na LMS em HTTT não fizeram o melhor tempo para a pole, como sempre, mas durante a corrida, passearam, literalmente na prova, já em Spa com a presença dos 908 vieram com setup diferente e ficaram em 3º lugar, apenas alguns segundos dos vencedores, os 908.

A aposta se reside no protótipo #7 com o chamado trio de ouro e maiores vencedores das 24h, porém no protótipo #9 também vem com bons pilotos, sendo dois deles pilotos da fábrica Porsche, no protótipo #8 estão as novas apostas da Audi, pois os trio de ouro não irá pilotar para sempre e era hora de renovar os quadros da marca.

A Audi deverá estar presente no podium das 24h.

#11 Drayson Racing Lola B09/60 Judd V10 5,5 l - Paul Drayson/Jonny Cocker/Emanuele Pirro

A Drayson ascendeu da LMGT2 e veio para a classe principal com a aquisição de uma Lola Coupé, além de terem trazido o campeoníssimo Emanuele Pirro (ex-Audi) da aposentadoria de volta ao volante e ele já mostrou a que veio nas 12h de Sebring, onde a Drayson liderou e com folga uma boa parte da corrida, e pasmem, a frente dos leões franceses movidos a diesel. Devem rivalizar com os não-diesel nas 24h.

#12 Rebellion Racing Lola B10/60 V10 Judd 5,5 l - Nicolas Prost/Neel Jani/Marco Andretti

#13 Rebellion Racing Lola B10/60 V10 Judd 5,5 l - Andrea Belicchi/Jean-Christophe Boullion/Guy Smith

Este team mudou de nome no ano passado, era o antigo team Speed Racing-Sebah e agora é o Rebellion Racing agora, sairam da classe LMP2 e vieram para a classe máxima, como modelo coupés 2010 devem rivalizar com os não-diesel na prova pelos melhores postos estre estes. Na LMS estão ficando atrás dos AMR de fábrica da Aston Martin Racing e Signature. Os pilotos sao uma mescla de veteranos em Le Mans e novatos e devem chegar entre os não-diesel da prova.

#14 Kolles Audi R10 TDI V12 - Christophe Bouchut/Manuel Rodrigues/Scott Tucker

#15 Kolles Audi R10 TDI V12 - Christijan Albers/Christian Bakkerud/Oliver Jarvis

Este é o team que possui os outros diesel na prova, no ano passado chegaram em 7º e 9º especificamente, depois de vários problemas ocorridos durante o transcurso da corrida, com direito a pilotarem com apenas 2 pilotos em um dos protótipos, dizem que o protótipo está ultrapassado e vai com a configuração de 2009 para as 24h, o R10 ainda possui a durabilidade e a confiança, pena que alguns pilotos não possuam muita experiência, mas eles prometem fazer igual ou melhor que o ano passado nas 24h. Devem chegar bem na prova, se não ocorrerem problemas.

#19 Autocon Lola B06/10 EAR Bi-turbo - Michael Lewis/Bryan Willman/Tony Burgess

Outro team da América, eles sairam do Judd e vieram para o Lola B06/10 e se não tiveram problemas devem finalizar as 24h, sem muita pretensão, pois com tantos protótipos bons na classe será meio dificil de acompanhar os líderes dos não-diesel. Na America, em Laguna Seca abandonaram por problemas técnicos, fora a panca sofrida em Sebring durante os testes para as 12h.

#007 Aston Martin Racing Lola Aston Martin DBR1 01/02 Aston Martin V12 - Stefan Mücke/Adrian Fernandez/Stefan Mücke

#009 Aston Martin Racing Lola Aston Martin DBR1 01/02 Aston Martin V12 - Darren Turner/Sam Hancock/Juan Barazi

Este são os atuais vencedores da LMS na classe LMP1, pois nem Audi, nem Peugeot participaram dela em 2009, apenas provas esporádicas, resultado, depois de muito tempo, a AMR levou o título na LMS, o motor do protótipo foi redesenhado para ter melhor desempenho e já preocupou os gigantes movidos a diesel, e tentam compensar a perda de força contra os não-diesel que foi notado durante os 1000km de Spa do ano passado. Este ano foram 3º em Sebring, 2º em Long Beach e 2º em HTTT todos com a tripulação que correrá em Le Mans.

Devem lutar para ser o melhor não-diesel da prova contra Oreca e Rebellion.

#08 Signature Plus Lola Aston Martin DBR1 01/02 Aston Martin V12 - Pierre Ragues/Franck Mailleux/Vanina Ickx

Mais um protótipo da AMR, depois do título da LMS pela AMR, os mesmo começaram a ser vendidos e a Signature adquiriu o #008 e estão aprendendo como funciona o modelo, para as 24h pretendem melhorar e muito o resultado do ano passado e ao contrário dos Rebellions de 2010, a Signature recebe o mesmo pacote dos AMR e devem acompanhar os protótipos de fábrica entre os não-diesel. Os pilotos possuem longa experiência em Le Mans e não devem atrapalhar o desempenho na prova.

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