por Sérgio Carvalho
Estamos entrando no mês Le Mans e as pesagens já possuem data marcada e todo mundo vai começar a respirar Le Mans. Vamos agora começar analisar as classes, passando carros por carros para as 24h de Le Mans como sempre fizemos desde os tempos do forum de turismo no site da Autoracing.com.br.
Para começar, analisamo a classe LMGT1, onde muita gente apostou que ela iria sumir de vez das 24h, pois já chegou a ter 14 carros em 2007 e apenas 6 no ano passado, mas com a criação do Mundial de GT1 pela SRO, ela retornou com a força de 8 carros para esse ano e com a volta de um mito: o galante Ford GT.
A classe chamada de rainha vem bem representada.
A classe chamada de rainha vem bem representada.
#50 team Larbre Saleen V8 - Roland Berville/Gabriele Gardel/Julien Canal
Começamos pelo Saleen da Larbre #50 que está de volta, pois ninguém entendeu o por que da não seleção em 2009, apesar de ser um bom carro, virá com as especificações técnicas de 2009 e não terá muitas chances de um pódium na classe.
#52 team Young AMR Driver DB9 V12 - Tomas Enge/Peter Kox/Christoffer Nygaard
#52 team Young AMR Driver DB9 V12 - Tomas Enge/Peter Kox/Christoffer Nygaard
Este team é de respeito, pois tem o piloto que fez as ultimas poles em Le Mans entre os modelos GTs1 (02/03/04/05/06) que também é de fábrica (Enge) e pilotou o AMR-1 (LMP1 da AMR) e Peter Kox, velho conhecido dos Lambos da Reiter, mas andaram em La Sarthe venceram com uma F550 em 2003 e sabem como ninguem os atalhos para vencer, porém contam com um novato no team, mas que não fica atrás quando acelera o DB9 (antigo DBR9) e devem chegar e bem, se vencerem os duelos com os Vettes da LAA e os Ford GT.
#60 Matech Racing Ford GT V8 -Thomas Mutsch/Romain Grosjean/Jonathan Hirschi
#60 Matech Racing Ford GT V8 -Thomas Mutsch/Romain Grosjean/Jonathan Hirschi
#61 Matech Racing Ford GT V8 - Natacha Gachnang/Cyndie Allemann/Rahel Frey Rahel Frey (trio feminino)
Um retorno daqueles, depois de muito tempo, mas muito tempo mesmo, temos de volta o velho Ford GT, foi feito um esforço tremendo e com um cuidado nos mínimos detalhes e os resultados já tem tido boas respostas, pois venceu na abertura do Mundial de GT1 da SRO em Yas Marinas e depois em Brno novamente.
O team Matech ainda teve a ousadia de trazer um de seus carros um trio completamento composto por mulheres e que também aceleram bastante na pista, e é chamado de carro sparring, pois a aposta esta no carro #60, porém todos novatos em La Sarthe, se terminar a prova, tem tudo para terem um podium, o que não seria nada mal para os Fords GTs.
#69 team Jloc - Murcielago R-GT V-12 - Hiroyuki Liri/Atsushi Yogo/Koji Yamanishi
#69 team Jloc - Murcielago R-GT V-12 - Hiroyuki Liri/Atsushi Yogo/Koji Yamanishi
Um team que não se espera muito, pois nos últimos anos mal conseguiram largar nas 24h, no ano passado deram 1 volta se arrastando pelo longo traçado francês, e ainda mais com pilotos novatos, é esperado que pelo menos terminem as 24h ou que deem pelo menos 2 voltas rápidas após a largada.
#70 Mark VDS Racing Ford GT V-8 - Bas Leinders/Eric de Doncker/Markus PalttalaOutro Ford GT presente neste team, mas é um team que corria de Gillet Vertigo e na GT3 Europa, sem muita experiência em corridas longas, até venceram na sua 1ª corrida pela LMS, mas o peso da falta de experiência deve pesar em Le Mans, e é esperado que o team apenas termine a prova, longe do pódium.
#70 Luc Alphand Aventures (LAA) Corvette V-8 - Policand/David Hart/Stephan Gregoire
#72 Luc Alphand Aventures (LAA) Corvette V-8 - Xavier Maassen/Patrice Goueslard/Julien Jousse
#70 Luc Alphand Aventures (LAA) Corvette V-8 - Policand/David Hart/Stephan Gregoire
#72 Luc Alphand Aventures (LAA) Corvette V-8 - Xavier Maassen/Patrice Goueslard/Julien Jousse
É o time a ser batido, mesmo sem seu líder que ainda está se recuperando de um acidente pelo Mundial de GT1, onde seu vette chegou a pegar fogo, já venceram 11 vezes em Le Mans e sabem todos os atalhos para a prova, possuem pilotos que conhecem o traçado com a palma da mão e tem tudo para chegar no podium, lutando contra o DB9 e os Ford GTs
2 comentários:
Olá, meu marido ama correr. Ontem almocei com ele no hideki e disse-me gostaria de ir ver uma corrida. Eu queria saber o que a corrida seguinte, em San Pablo. obrigado
ola camila, a próxima prova em interlagos ocorrerá em dezembro pela stock car v8, a corrida do milhão... e ano ano que vem novamente teremos etapa pelo WEC (mundial de contrutores)
Postar um comentário