por Hugo Ribeiro http://www.lemansportugal.com/
Depois de a revista francesa Autohebdo avançar pela manhã de hoje no seu site que a escolha da Peugeot havia recaído sobre a Team Oreca quanto à equipa que iria ter nas mãos o 4º Peugeot 908, eis que pela tarde o Team Oreca e a Peugeot Sport confirmam a parceria para 2010.
Esta escolha acabou por ser a óbvia tendo em consideração que apesar da prioridade da Peugeot ser a Pescarolo Sport, que em 2009 havia estado nas 24 Horas de Le Mans com o 4º Peugeot, esta actualmente encontra-se praticamente na iminência de se desintegrar. Entre as restantes equipas faladas (Highcroft, Dams e Signature), a Oreca foi a única, nas palavras da Peugeot, a reunir a competência, profissionalismo, e financiamento necessários para o programa que a Peugeot pretendia que a equipa acolhesse.
O programa passará pela participação no Le Mans Series e nas 24 Horas de Le Mans, mas nada foi adiantado em relação à Le Mans Intercontinental Cup, para a qual a Audi Sport já confirmou a sua presença. Mas, a parceria não ficará por aqui, como é evidente nas palavras de Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport na apresentação da nova parceria: “A Oreca e o seu Diretor Hugues De Chaunac têm um registo de sucesso provado em diversas disciplinas do automobilismo ao longo dos últimos anos, por essa razão, esta equipa apresenta-se aos nossos olhos com as melhores vantagens para defender as cores de Peugeot. O Team Oreca Matmut competirá em 2010 com um 908 HDi FAP no Le Mans Séries e nas 24 Horas do Mans onde o seu apoio será precioso. Estamos convencidos que a nossa colaboração será frutuosa e poderá prolongar-se em 2011 com o fornecimento de motores Peugeot.”
A decoração 'Mondrian' irá ser usada no Peugeot 908.
Depois de a revista francesa Autohebdo avançar pela manhã de hoje no seu site que a escolha da Peugeot havia recaído sobre a Team Oreca quanto à equipa que iria ter nas mãos o 4º Peugeot 908, eis que pela tarde o Team Oreca e a Peugeot Sport confirmam a parceria para 2010.
Esta escolha acabou por ser a óbvia tendo em consideração que apesar da prioridade da Peugeot ser a Pescarolo Sport, que em 2009 havia estado nas 24 Horas de Le Mans com o 4º Peugeot, esta actualmente encontra-se praticamente na iminência de se desintegrar. Entre as restantes equipas faladas (Highcroft, Dams e Signature), a Oreca foi a única, nas palavras da Peugeot, a reunir a competência, profissionalismo, e financiamento necessários para o programa que a Peugeot pretendia que a equipa acolhesse.
O programa passará pela participação no Le Mans Series e nas 24 Horas de Le Mans, mas nada foi adiantado em relação à Le Mans Intercontinental Cup, para a qual a Audi Sport já confirmou a sua presença. Mas, a parceria não ficará por aqui, como é evidente nas palavras de Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport na apresentação da nova parceria: “A Oreca e o seu Diretor Hugues De Chaunac têm um registo de sucesso provado em diversas disciplinas do automobilismo ao longo dos últimos anos, por essa razão, esta equipa apresenta-se aos nossos olhos com as melhores vantagens para defender as cores de Peugeot. O Team Oreca Matmut competirá em 2010 com um 908 HDi FAP no Le Mans Séries e nas 24 Horas do Mans onde o seu apoio será precioso. Estamos convencidos que a nossa colaboração será frutuosa e poderá prolongar-se em 2011 com o fornecimento de motores Peugeot.”
A decoração 'Mondrian' irá ser usada no Peugeot 908.
A Oreca, com a aquisição da Courage Competition em 2007, tornou-se ela própria um construtor e essa parte da estrutura da Oreca não será abandonada, antes pelo contrário. A Oreca irá dar prioridade ao programa Peugeot em 2010, mas os seus engenheiros começarão já concentrar-se no Oreca 02 para o regulamento de 2011, que terá motorização Peugeot. No site oficial da Oreca, David Floury, o Director Técnico da Oreca, não revelou se este será ou não um motor diesel, avançando que há outras possibilidades na mesa. Em relação ao novo protótipo, Floury reconheceu que este poderá ter alguns elementos parecidos com o Peugeot, embora este não vá ser uma cópia do 908, até porque a Oreca terá acesso a todos os dados relativos ao motor, mas não em relação ao chassis.
Quanto a Hugues de Chaunac, a confiança neste novo passo é evidente: “É um programa que vai ser rico em ensinamentos a todos os níveis. No plano desportivo, obviamente, onde beneficiaremos de um protótipo com um potencial excepcional e que já tem mostrado as suas qualidades de desempenho e de fiabilidade desde à três temporadas, e no plano técnico, onde trabalharemos em estreita parceria com a Peugeot sendo esta a ocasião perfeita para reforçar as nossas relações”.
Quanto a pilotos, é quase garantido que Olivier Panis será um dos escolhidos atendendo que o piloto francês já havia avisado que só voltaria a competir no LMS ou em Le Mans, ao volante de um Peugeot, tendo como óbvio companheiro de equipa, o também francês Nicolas Lapierre, repetindo a dupla que em 2009 deu muito boa conta de si. Cereja no topo do bolo seria ver o nosso Tiago Monteiro como terceiro piloto em Le Mans.
Chutada para canto, para usar uma gíria do futebol, ficou a AIM. A preparadora de motores japonesa, que havia estabelecido uma parceria exclusiva com a Oreca, tendo para o efeito abandonado um acordo semelhante com a Creation, e que agora se vê a prazo nesta ligação com uma das mais fortes equipas privadas do endurance e de novo sem uma ligação a uma equipa com potencial competitivo, razão pela qual havia deixado a Creation.
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