Três anos depois, o Campeonato do Mundo de Ralis está de regresso à Austrália, constituindo a décima e antepenúltima etapa do calendário de 2009. Contrariamente às últimas 19 edições, a prova que inventou o conceito das Super Especiais abandona o seu tradicional centro nervoso na costa oeste, na cidade de Perth, para se deslocar mais de 4.000 km em direção à mais populosa e comercial costa oeste, descobrindo agora a região de New South Wales e a sua nova base em Kingscliff, mesmo junto à praia.
Mais do que uma simples mudança de local, os 44 inscritos de 27 nacionalidades diferentes (17 são pilotos locais) descobrirão um território virgem e também um tipo de piso muito diferente dos escorregadios e traiçoeiros traçados de terra da costa oeste.
A par disso, e conseqüência da sua proximidade com vários centros populacionais, a presente edição do Repco Rali da Austrália terá a média mais baixa de todo o campeonato no que à extensão dos troços diz respeito, com os 340 km que perfazem a parte competitiva a estarem divididos em nada menos do que 35 especiais, mais 10 do que a última edição pontuável para o Mundial em 2006.
Hirvonen com três pontos de vantagem
Vencedor do rali em 2006, na última vez que integrou o Mundial, Mikko Hirvonen chega à Austrália com a motivação em alta, vindo de três vitórias consecutivas (Grécia, Polónia e Finlândia). A pressão está toda do lado de Sébastien Loeb, que tentará esquecer os últimos azares e encurtar a distância de três pontos que o separam da liderança do finlandês da Ford.
Dani Sordo e Jari-Matti Latvala voltam a ter papel determinante na homérica batalha que Ford e Citroen continuam travar pelo título de Construtores. Já Petter Solberg, atual quinto classificado do Mundial, falha a primeira de duas provas antes do regresso em Gales. Apesar de todas as cinco equipas estarem inscritas, a Munchi's coloca apenas um carro à partida através de Frederico Villagra. Rali da Austrália constitui igualmente a quinta e penúltima etapa do PWRC, com Armindo Araújo a precisar apenas de um terceiro lugar para antecipar a festa do título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário