segunda-feira, 24 de agosto de 2009

LMS - Nurburgring 1000Km - AMR 1-2-3

por sérgio Carvalho

O team e fábrica Aston Martin Racing teve um final de semana perfeito no dia de ontem com seu 1-2-3 no podium após as 195 voltas na mítica pista de Nurburgring, não só a vitória foi especial para a fábrica como também viu seu maior rival ficar a pé logo no início da prova com a perda das marchas (35 voltas apenas) pelo team #16 Pescarolo, que até a rodada anterior liderava a série LMS.

O mais incrível foi ver esta vitória acontecer 50 anos depois da 1º vitória do Aston Martin DBR1 em 1959, na mesma pista.

Já na largada os protótipos da fábrica largaram bem e o #007 e #009 ficaram boa parte da prova se revezando na liderança, mesmo com trocas no gurney dos protótipos, ninguém chegou sequer a ameaçar a liderança em qualquer tempo.

Durante a quarta hora de prova foi a vez do outro protótipo #008 chegar perto de seus carros gemeos, eventualmente sendo empurrado pelo R10 #14 do team Kolles que andou muito bem na pista da Alemanha e se não fossem os carros da AMR seria o vencedor da prova com certeza, pois chegou a andar em terceiro lugar durante a jornada em Nurburgring. O único Pesca #16 presente à prova largou bem, mas na volta 35 com problemas nos terminais de freios e marchas foi para o pit, o team trabalhou muito, mas depois de todo aquele trabalho o Sr. Henri Pescarolo foi obrigado a jogar a toalha e tentar mudar a sorte na Inglaterra (Silverstone) com a última rodada da LMS.

Os R-10 do team Kolles andaram e muito bem, virando inclusive as mesmas voltas da AMR, mas a competência dos pilotos da AMR soaram mais alto durante o dia, o outro R-10 da Kolles #15 ainda teve um acidente de corrida, pois como havia aquele bolo de GTs2 na prova, acabaram dando uma saída de pista e ficaram nos pneus das barreiras, o piloto estava bem, mas o carro e a suspensão já tinham ido embora.

Por parte do team Strakka Ginetta era só desapontamentos, pois o formato da pista era favorável ao protótipo guiado por eles, mas numa das voltas de Danny Watts durante a prova acabou saindo na curva Ford com uma hora e meia para terminar a prova, ele acertou a barreira de pneus e saltou para fora do seu protótipo, e não voltou mais para a pista. O mesmo se deu com team Sebah com o outro Lola-Aston que tiveram um final de semana para esquecer de vez com tantos problemas.

Na classe LMP2, deu o Zytek Ginetta da Quifel ASM com Miguel Amaral e Olivier Pla, seguidos pelo protótipo da Racing Box com Lola-Judd e da OAK Racing com Pescarolo-Mazda, que estava incerto para a prova até 15 minutos antes da largada, pois havia perdido uma roda. O Team RML de Thomas Erdos sucumbiu novamente em problemas mecânicos e deve passar por nova análise para a próxima temporada, pois o Lola-Mazda deles não vem correspondendo com o team.

Na classe LMGT1, O Saleen da Larbre venceu o outro carro presente, o corvette #72 da LAA, mas os únicos dois GTs da classe chegaram atrás dos LMGTs2 na prova, devido aos problemas enfrentados por ambos.
E por final a classe mais numerosa, a classe LMGT2, o porschinho da Felbermayer com Lied e Lietz venceu novamente abrindo de vez na série das F-430 em maior número inscritas, e finalmente o team Spyker obteve um triunfo, após tantas tentativas frustadas e chegou em segundo lugar, com uma festa que parecia terem levado o título da classe, pois eles vinham lutando e muito com este Spyker, e em terceiro na classe veio a F-430 do team FBR com Ehret, Farnbacher e Beltoise.

O Aston Vantage V8 do team Drayson não teve uma boa performance em Nurburgring, pois teve vários problemas durante esta rodada, desde a volta 39 ficou parado por muito tempo, eles chegaram a voltar para a prova, mas nesta classe é ruim perder voltas com tãom poucos abandonos e quebras. A F-430 #84 do team Modena que liderava a série teve uma batida com o protótipo da Signature Plus Oreca numa ultrapassagem ambiciosa por parte de Léo Mansell e acabaram saindo da pista, Mansell trouxe o carro de volta, apesar dos comissários alegaram que o carro estava estragado demais para continuar na prova.

Abaixo o resultado final dos ADAC-Nurburgring 1000km da LMS deste final de semana:

1 007 "LM"P1 Aston Martin Racing 195
2 009 "LM"P1 Aston Martin Racing 195
3 008 "LM"P1 AMR Eastern Europe 193
4 14 "LM"P1 Kolles 193
5 12 "LM"P1 Signature Plus 190
6 40 "LM"P2 Quifel - ASM Team 189
7 29 "LM"P2 Racing Box 187
8 35 "LM"P2 Oak Racing 185
9 24 "LM"P2 Oak Racing 184
10 41 "LM"P2 G.A.C. Racing Team 183
11 30 "LM"P2 Racing Box 182
12 33 "LM"P2 Speedy Racing Team Sebah 177
13 77 "LM"GT2 Team Felbermayr - Proton 174
14 85 "LM"GT2 Snoras Spyker Squadron 173
15 90 "LM"GT2 FBR 173
16 89 "LM"GT2 Hankook - Team Farnbacher 172
17 76 "LM"GT2 IMSA Performance Matmut 171
18 91 "LM"GT2 FBR 169
19 88 "LM"GT2 Team Felbermayr - Proton 169
20 84 "LM"GT2 Team Modena 169
21 38 "LM"P2 Pegasus Racing 169
22 92 "LM"GT2 JMW Motorsport 169
23 50 "LM"GT1 Larbre Competition 168
24 78 "LM"GT2 Advanced Engineering 168
25 81 "LM"GT2 Easyrace 166
26 28 "LM"P2 Ibanez Racing Service 161
27 13 "LM"P1 Speedy Racing Team Sebah 156
28 99 "LM"GT2 JMB RACING 142
29 23 "LM"P1 Strakka Racing 141
30 72 "LM"GT1 Luc Alphand Aventures 138
31 87 "LM"GT2 Drayson Racing 131
32 37 "LM"P2 WR / Salini 124
33 26 "LM"P2 Bruichladdich Bruneau 114
34 43 "LM"P2 Q8 Oils Hache Team 75
35 25 "LM"P2 RML 57
36 15 "LM"P1 Kolles 40
37 16 "LM"P1 Pescarolo Sport 35
38 3 "LM"P1 Scuderia Lavaggi 21

Nenhum comentário: